Câmara de BH aprova em 1º turno revitalização de prédios desocupados para moradias no Centro

revitalização prédios centro
Os parlamentares da CMBH formaram maioria e aprovaram em 1º turno o PL que prevê a revitalização de prédios do Centro da capital mineira (Amanda Dias/BHAZ)

Os parlamentares da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) formaram maioria e aprovaram em 1º turno, nessa quinta-feira (26), o Projeto de Lei 551/2023 que prevê a revitalização de prédios desocupados do Centro da capital mineira para abrigar moradias.

De autoria da Prefeitura de BH (PBH), o texto estabelece “regras de licenciamento, regularização, modificação e reconversão de edificações e de projetos e institui medidas de incentivo fiscal com o objetivo de fomento ao fortalecimento do Hipercentro e adjacências como centralidade principal do Município”.

O PL foi aprovado com 38 votos favoráveis e nenhum contrário. Agora, a proposta passará novamente pela análise das comissões e precisa ser votada em 2º turno. Caso aprovada, ela seguirá para sanção ou veto do prefeito Fuad Noman (PSD).

Entre as ações de revitalização dos prédios do Centro de BH, constam a reforma das fachadas, a adequação da edificação às normas de prevenção e combate a incêndio e pânico, criação de uma área de fruição pública e de um terraço aberto ao público destinado ao uso não residencial.

O Executivo defende que a proposta promoverá a “modernização do parque imobiliário construído a partir da diversidade e da inserção de mecanismos de sustentabilidade nas edificações existentes”.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!