Canudos plásticos são proibidos em bares e restaurantes de Contagem

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O uso de canudos plásticos está proibido em bares, restaurantes e lanchonetes de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Uma lei que proíbe a utilização deles foi sancionada pelo prefeito Alex de Freitas e publicada na edição do Diário Oficial Eletrônico de segunda-feira (22).

Os estabelecimentos que optarem por fornecer canudos aos clientes precisarão seguir o que determina a lei, ou seja, somente aqueles de papel biodegradável e/ou reciclável, individualmente e hermeticamente embalados com material semelhante.

O canudo plástico é um dos grandes vilões na luta pela preservação do meio ambiente. Com vida útil de, em média, quatro minutos, tempo suficiente para o consumo de uma bebida, ele leva, em contrapartida, centenas de anos para se decompor, por constituir-se, normalmente, de polipropileno ou poliestireno, materiais não biodegradáveis.

Na cidade da Grande BH, a lei será regulamentada pelo Poder Executivo num prazo de 180 dias e serão determinadas as penalidades para os comerciantes que descumprirem a legislação. Apesar disso, a lei já está em vigor desde a segunda.

Em BH, projeto tramita na Câmara

Além de Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros também já proibiram os canudos plásticos. Na capital mineira, o Projeto de Lei que visa a proibição foi aprovado em 1º turno na Câmara Municipal.

Para ser encaminhado para o veto ou sanção do prefeito Alexandre Kalil (PSD), o texto de autoria do vereador Elvis Côrtes (PHS) precisa ser aprovado ainda em 2º turno. O PL deve ser levado ao Plenário no próximo mês, ainda sem data definida.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!