Carnaval de BH: Com trio elétrico e sonorização, Ensaio Geral promete agitar os belorizontinos

carnaval trio elétrico
O Ensaio Geral do Carnaval de BH terá uma sonorização diferenciada e um trio elétrico que promete agitar os belorizontinos (Divulgação/Amanda Dias/BHAZ)

A folia está chegando! O Ensaio Geral do Carnaval de BH terá uma sonorização diferenciada e um trio elétrico que promete agitar os belorizontinos. Nos dias 13 e 14 de janeiro, 24 blocos desfilam na avenida das Andradas, altura do número 4.000, região Leste da capital.

A partir de 10h, o público poderá vivenciar a mesma experiência do Carnaval de BH, só que com algumas novidades. Torres de som, intercaladas, serão distribuídas ao longo da avenida. Cada uma terá cerca de 30 metros de altura.

Bárbara Botega, secretária adjunta de comunicação de Minas Gerais, destaca a importância desse avanço na tecnologia para a folia.

“Vamos ganhar um salto de qualidade onde as pessoas durante toda a avenida vão conseguir ouvir o som da bateria”, pontua.

Cada evento terá o seu sistema de som. Ou seja, após a finalização do Ensaio, por exemplo, a organização desmonta as torres e volta com elas para o Carnaval.

Carnaval terá trio elétrico

E uma outra atração tão pedida pelo público, são os trios elétricos, chamados carinhosamente de “trem elétrico” pela organização.

“De fato essa é uma demanda muito antiga dos carnavais, blocos e foliões. Uma oportunidade para os músicos serem ouvidos de fato no Carnaval”, explica a secretária adjunta.

O presidente da Santa Tereza Independente Liga (Siliga), Kerison Lopes, explica que o veículo foi importado da Bahia. Mas, algumas modificações aconteceram.

“A diferença do trem elétrico é que ele é adaptado à nossa realidade e ao nosso Carnaval. Os carnavais de outros locais não tem o regente que têm que reger a bateria e a banda ao mesmo tempo. Então vai ter um espaço, para o regente, privilegiado”, diz.

Ainda de acordo com Kerison, o palco é muito mais baixo para que os foliões possam enxergar a banda. “Então ele é feito na característica de jogar o som para trás e para frente, diferente do trio elétrico que joga o som para o lado, para atender os camarotes de Salvador”, explica.

Além disso, o presidente da Siliga faz questão de destacar que o formato tradicional do Carnaval permanecerá mantido.

“É importante dizer que não há nenhuma mudança no formato dos nossos desfiles. A única diferença é que nós teremos as avenidas sonorizadas. Nós conquistamos duas avenidas este ano, a Amazonas e a Andradas, mas os desfiles continuam no mesmo formato”, detalhou.

Quem vai tocar no Ensaio Geral do Carnaval de BH?

Os blocos participantes são: Volta Belchior, Havayanas Usadas, Seu Vizinho, Angola Janga, Então Brilha!, Baianas Ozadas, Truck do Desejo e Bloco da Esquina. Todos eles irão convidar outros dois blocos para tocar juntos.

Os horários que cada bloco irá tocar serão divulgados em breve no perfil de cada um.

João Lages[email protected]

Repórter no BHAZ desde setembro de 2023. Jornalista com 4 anos de experiência em veículos de comunicação. Fez cobertura de casos que têm relevância nacional e internacional. Com passagem pela RecordTV Minas, também foi produtor e editor de textos na Record News.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!