Catraca contra ‘pulão’ revolta passageiros de ônibus em Ribeirão das Neves; assista ao vídeo

Reprodução/Facebook

Um vídeo publicado no Facebook, na última sexta-feira (16), tem causado indignação em moradores de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. A gravação repercute por mostrar passageiros embarcando em um ônibus que circula dentro da cidade e a dificuldade encontrada por eles para ultrapassar a catraca do coletivo. Instalado há quase um mês, o novo modelo de roleta tem como objetivo impedir os famosos “pulões”, ou seja, passar para a parte de trás do veículo sem pagar a tarifa.

Ao todo, a filmagem foi compartilhada mais de 1,3 mil vezes e já ultrapassou a marca de 60 mil visualizações. Nos comentários, internautas se posicionam contra a medida que, segundo eles, afeta a comodidade e o bem estar de dezenas de usuários, e ainda leva riscos para a população. Há relatos de pessoas que ficaram presas e se machucaram ao tentar girar a catraca. Nas imagens, é possível ver que a roleta possui pouco espaço e que até mesmo a presença de uma bolsa dificulta a passagem por ela.

“É um absurdo o trabalhador ter que passar por isso, pego esse ônibus todo dia e estou indignada”, escreveu uma moradora. “Peguei esse coletivo outro dia e fiquei extremamente envergonhada, pois não consegui rodar a roleta com minha bolsa. Uma senhora idosa ficou presa, pois não tinha forças para roda-lá”, comentou outra. “Olha, eu tive que ver o vídeo duas vezes. Não tô acreditando, essa não é a forma de resolver o problema, estou chocada”, argumentou uma terceira internauta na publicação.

O agente de segurança Cid Glayson da Silva, de 43 anos, foi o responsável por registrar as imagens. Ao Bhaz, ele contou que ficou preso na estrutura, já que está acima do peso, e que presenciou outras pessoas em situação parecida. “É uma situação vexatória, fiquei indignado por causa do constrangimento que passei”, disse. “Tive que fazer força para girar a catraca e senti uma dor forte no peito, cheguei a me exaltar de tão nervoso”, revela. “A população é tratada mal, pior do que bicho”, completa.

Silva ainda conta que pretende protocolar uma denúncia, ainda nesta semana, contra a empresa responsável pelas linhas que possuem a catraca. Ele vai ao Ministério Público de Minas Gerais, em Ribeirão das Neves, para contestar o uso e a eficácia das estruturas. O agente de segurança afirma, assim como outros internautas, que alguns usuários do transporte público continuam o utilizando sem pagar a passagem, seja intimidando motoristas para descer pela frente ou entrando diretamente pela parte traseira dos veículos.

catraca-modelo-novo
Reprodução/Facebook

Ao Bhaz, a Secretaria de Transportes de Ribeirão das Neves informou que avalia as denúncias e que pretende emitir posicionamento a respeito das críticas quanto ao uso das catracas. No entanto, o órgão não definiu nenhum prazo para comentar o assunto e atender à demanda da população. A empresa responsável pelas roletas e pelos coletivos, a Rodap, também foi procurada e, até o fechamento deste reportagem, não deu retorno.

E se a moda pega?

O Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) informou que o modelo utilizado nas linhas municipais não será implantado em ônibus metropolitanos, responsáveis por fazer o transporte entre cidades, por exemplo, das cidades da Grande BH.

De acordo com o DER-MG, o modelo de catraca visto no vídeo não é autorizado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas (Setop) e a fiscalização já foi alertada para a imediata retirada, caso algum concessionário do sistema metropolitano de transporte coletivo a tenha instalado “de forma intempestiva”. Caso o órgão constate a presença do novo modelo de catracas, as empresas serão multadas e obrigadas a retirar os equipamentos instalados sem autorização.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!