Cerca de 70% das crianças de 10 e 11 anos não se vacinaram contra dengue em BH

Vacina contra a dengue
A vacina contra a dengue está disponível em BH para público de 10 a 14 anos (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Cerca de 70% das crianças do público-alvo de vacinação contra a dengue em Belo Horizonte ainda não se imunizaram contra a doença. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da cidade nesta terça-feira (5).

De acordo com a Prefeitura de BH, apenas 13.600 crianças de 10 e 11 anos se vacinaram contra a dengue. O imunizante Qdenga está disponível nos postos de saúde desde a última terça-feira (27). Ao todo, o público-alvo da campanha de vacinação soma 48 mil pessoas, o que representa que menos de 30% das crianças elegíveis receberam a vacina.

Belo Horizonte foi uma das 22 cidades de Minas Gerais que receberam doses da Qdenga. A capital mineira ficou com cerca de 49,5 mil doses do imunizante, que é destinado à aplicação de primeiras doses em crianças das duas idades. São cerca de 24 mil pessoas em cada faixa etária.

O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses. Com isso, é necessário que o município receba mais vacinas para a posterior aplicação da segunda dose. A vacina vai estar disponível nos 152 centros de saúde da capital, distribuídos nas nove regionais.

Veja onde vacinas da dengue estão disponíveis em BH

Dengue em BH

Belo Horizonte soma 12 mortes por dengue neste ano. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde da capital mineira nesta terça-feira (5). O balanço informou ainda que a cidade tem 9.959 casos de dengue confirmados.

O número de óbitos representa um aumento de 70% em relação à última terça-feira (1), quando sete mortes foram confirmadas na cidade.

No mesmo período, o número de casos prováveis também cresceu. Há 42.698 casos notificados em investigação. No último boletim, a cidade registrava 34.788 casos prováveis da doença.

Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!