Chama o Síndico cria oficinas para ensinar foliões e recrutar novos integrantes até o Carnaval

Divulgação

O bloco carnavalesco Chama o Síndico é um dos mais conhecidos entre os foliões belo-horizontinos. Além de levar alegria para as ruas da cidade durante o Carnaval, o grupo começou um novo projeto que deve fazer bastante sucesso entre os admiradores da folia. O projeto Sindicato – Oficinas de formação para o Bloco Chama o Síndico 2017 vai oferecer aulas de percussão, metais, canto, dança e cenografia para os interessados em integrar a agremiação.

As aulas do projeto vão ocorrer durante dois meses em datas já definidas: entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2016, e de 16 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017. Os participantes vão aprender em seis diferentes espaços culturais da cidade: Mercado das Borboletas, Galpão Paraíso, Alfaiataria, Casinha, A Casa e Necup. Serão oferecidas 120 vagas para percussão, em quatro turmas de 30 alunos, e 30 vagas para cada uma das outras oficinas. O investimento mensal é de R$ 100 e as inscrições podem ser feitas até 20 de novembro pelo Facebook.

chama-o-sindico
Reprodução/Facebook

“Queremos retomar a proposta da pesquisa. Justamente por Tim Maia e Jorge Ben serem tão conhecidos é muito legal que as pessoas conheçam outras músicas deles. Outro foco é na criação musical, na ideia de trazer tantos ritmos brasileiros diferentes, com arranjos legais. O objetivo disso tudo é um bloco bem feito e gostoso de tocar e de ouvir”, explica Nara Torres, regente e cofundadora do Chama o Síndico. “O processo das aulas, dos encontros, vai ser ainda mais maravilhoso, com mais foco, cada um fazendo seu estudo. Mas o principal fator não é a exigência musical. O Carnaval é também um lugar de caos, de alegria, de encontro, embora a música precise estar agradável. A questão central é a viabilidade e evolução do bloco”, pontua.

Nara lembra que a bateria é o centro de várias decisões, como a sonorização, uma vez que são muitos batuqueiros tocando junto com a harmonia, com a guitarra, o baixo e os metais. “O Sindicato é um projeto-piloto. Agora, vai durar dois meses, mas a ideia é oferecer oficinas durante o ano todo. O dinheiro será usado para remunerar os espaços e professores, e investir na cenografia e demais gastos inerentes ao bloco”, afirma, lembrando que a proposta vai de encontro a iniciativas de outros grandes blocos, como Então Brilha e Pena de Pavão de Krishna, que vêm repensando suas formas de atuação nos últimos anos.

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

“Essa decisão de promover oficinas como pré-requisito para tocar no bloco já vem sendo estudada há pelo menos dois anos. Não se trata de uma ação excludente, muito pelo contrário. O que a gente quer é garantir qualidade musical, valorizar a bateria e os demais músicos que tocam com a gente. E, o mais importante: botar o bloco na rua. Vimos, no ano passado, que para isso ser possível seriam necessárias algumas mudanças”, defende.

Dessa forma, os alunos vão saber sobre os ensaios apenas nas oficinas – agora, pré-requisito para participar do bloco. “É nesse espaço que a gente vai construir o bloco. E temos muito trabalho pela frente, já que serão aproximadamente 40 músicas no repertório do próximo desfile”, lembra Nara.

Sindicato – Oficinas de Formação para o Bloco Chama o Síndico 2017

Datas: 21 de novembro a 18 de dezembro; de 16 de janeiro a 19 de fevereiro de 2017

Locais: Mercado das Borboletas, Galpão Paraíso, Alfaiataria, Casinha, A Casa e Necup

Investimento: R$ 100 por mês

Outros detalhes sobre cada oficina podem ser obtidos pelo e-mail [email protected].

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!