Chegou de vez: BH deve ter madrugada mais fria do ano neste domingo

domingo frio belo horizonte
Mineiros devem passar por madrugada fria neste domingo (Amanda Dias/BHAZ)

As temperaturas devem cair mais uma vez na manhã deste domingo (4) na capital mineira. Belo Horizonte pode ter a manhã mais fria do ano, com a mínima chegando na casa dos 9°C, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

“Se diminuir a nebulosidade no decorrer da madrugada, pode haver sim essa queda na temperatura”, explica Anette Fernandes, do Inmet. “[Mas] isso não significa um frio absurdo, é um grau a menos do que foi registrado hoje.”

Apesar do frio, essa queda ainda é considera estável, já que a capital mineira registrou hoje (3) a temperatura mínima de 10ºC. A máxima prevista para este sábado é de 23°C. As baixas temperaturas ocorrem por conta de uma massa de ar polar vinda o sul.

“Então, se a gente tiver uma temperatura inferior a 10ºC, que é a menor do ano até o momento, aí teremos a menor temperatura até este momento”.

Frio típico do inverno

Ainda segundo a metereologista, a média de temperatura mínima registrada em na capital, seguindo a Estação Santo Agostinho, é de 14,7ºC.

“Se consideramos essa estação, a mínima do ano foi de 12,6ºC. Estamos no início do inverno é normal a gente ter essa atuação dessas massas de ar frio. Então, essas variações é uma característica do inverno”, explica.

Durante esta semana, a temperatura mínima deve seguir estável com variações entre 9°C e 10°C, e  máxima entre 22°C e 26°C, segundo previsões do Inmet.

Edição: Vitor Fernandes
Jordânia Andrade
Jordânia Andradejordania.andrade@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Comentários