Chuva da madrugada deixa dois feridos na capital; alagamentos, queda de árvores e muros

Fábio Oliveira/Defesa Civil BH

Duas pessoas foram levadas ao Hospital João XXIII, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, após ficarem feridas com um deslizamento de terra provocado pela forte chuva da madrugada desta quinta-feira (8). De acordo com a Defesa Civil, outros pontos da capital foram afetados.

Entre os destaques estão as interdições de parte das pistas da avenida Antônio Carlos e do Anel Rodoviário, no sentido Rio de Janeiro. Devido ao grande de volume de água, foi necessário que  equipes da prefeitura fossem até alguns córregos da cidade, como o Ressaca, para realizar o chamado monitoramento visual. O trabalho é necessário para avaliar o nível dos leitos que diante da possibilidade de transbordamento afetariam vias próximas. É o que ocorreu no Córrego Sarandi e fez o trânsito ser impedido na avenida Professor Clóvis Salgado e rua Congonhal.

Córrego Sarandi quase transbordou (Divulgação/COP-PBH)

No bairro São Cristóvão, duas casas foram interditadas totalmente e uma outra parcialmente, devido a um deslizamento de encosta. As vítimas, que são pessoas em situação de rua, estavam na calçada quando foram atingidas.

Ao chegarem no local, os bombeiros prestaram atendimento a um homem que estava preso aos escombros. Ele apresentava fratura no braço direito e corte na cabeça. Já a mulher havia ido para o hospital. Os moradores das residências interditadas foram para outros imóveis.

Um muro caiu no bairro Jardim São José, na região da Pampulha, e não deixou feridos. A ocorrência foi registrada na rua José Romano. Ainda na mesma região, houve a queda parcial de um muro de arrimo no bairro Manacás, durante a madrugada.

Os bombeiros realizam a retirada de uma árvore que caiu no bairro Luxemburgo e que impedia o tráfego no local. Apesar da árvore ter atingido a rede elétrica não houve feridos.

Casas precisaram ser interditadas no bairro São Cristóvão (Fábio Oliveira/Defesa Civil BH)

Confira o acumulado de chuva durante o mês de março até às 5h30m desta quinta-feira:

  • Barreiro 174,0 (106%);
  • Centro Sul 199,7 (122%);
  • Leste 196,8 (120%);
  • Nordeste 197,2 (121%);
  • Noroeste 196,6 (120%);
  • Norte 141,6 (87%);
  • Oeste 242,8 (149%);
  • Pampulha 117,2 (72%);
  • Venda Nova 114,4 (70%);

Média histórica: 163,5 mm.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!