Chuva forte alaga Vilarinho mais uma vez; BH tem previsão de precipitações durante a semana toda

chuva bh
Tempo chuvoso vai prosseguir ao longo da semana (Arquivo pessoa/Maria Tereza Scalzo + Reprodução/@OficialBHTRANS/Twitter)

A forte chuva registrada na madrugada desta segunda-feira (5) fez com que a avenida Vilarinho, na região de Venda Nova, ficasse alagada mais uma vez. A previsão do tempo é de continuidade das precipitações ao longo do dia e durante a semana. A Defesa Civil da capital mineira emitiu alerta (veja abaixo).

O órgão municipal informou que as avenidas Vilarinho e Teresa Cristina foram interditadas entre 5h e 5h30 por conta do risco de transbordamento dos córregos que ficam próximos das vias.

Na região de Venda Nova houve pontos de alagamentos e imagens mostram a via tomada pela água. As duas avenidas foram desbloqueadas antes mesmo das 6h. A Defesa Civil informou que não foi acionada para atender chamados decorrentes da chuva.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, foi acionado para retirar uma árvore que caiu no bairro Santo Antônio, na região Centro-Sul, próximo do Colégio Santo Agostinho. O trânsito estava impedido no local. “Não houve danos e nem feridos”, informou.

Um ponto de alagamento foi registrado na avenida Cristiano Machado, no bairro São Gabriel. Segundo a BHTrans, duas faixas estavam fechadas no sentido Bairro/Centro, na altura da rotatória São Gabriel. A sinalização e o monitoramento foram realizados pelas equipes da empresa.

Prepare a sombrinha

O belo-horizontino não vai poder se desgrudar da sombrinha ao longo da semana, pois a tendência é de continuidade da chuva. O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica sobre a mudança no tempo em BH.

“A chuva que teve início na madrugada é resultado da combinação de áreas de instabilidade associado a uma área de baixa pressão entre São Paulo e Minas. Este fenômeno provoca muita chuva. Hoje temos precipitações em todo estado”, diz ao BHAZ.

A temperatura mínima registrada foi de 16,6ºC e a máxima não deve ultrapassar os 24ºC. “A semana toda será de chuva e tende a diminuir na sexta e no fim de semana”.

Alerta

A capital mineira está em alerta, já que um comunicado foi emitido pela Defesa Civil. O órgão destaca a possibilidade de pancadas de chuva de 60 a 80 mm (milímetros) até às 8h desta terça (7). As precipitações podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

O registro de chuvas nesta época do ano é comum, segundo Claudemir, pois estamos no período chuvoso. Confira o acumulado de chuvas em dezembro até às 5h40 de hoje:

  • Barreiro – 107,2 mm – 30%
  • Centro Sul – 112,8 mm – 31%
  • Leste – 117 mm – 33%
  • Nordeste – 166,4 mm – 46%
  • Noroeste – 124,6 mm – 35%
  • Norte – 124,4 mm – 35%
  • Oeste – 118,2 mm – 33%
  • Pampulha – 125,6 mm – 35%
  • Venda Nova – 125,4 mm – 35%

A média climatológica para dezembro é de 358,9 mm.

Cuidados

Durante a chuva alguns cuidados devem ser tomados pela população. Um deles é evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. Veja outras recomendações:

  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Edição: Vitor Fernandes
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!