BH tem alerta de mais chuva forte e risco de deslizamentos; veja a previsão para esta quarta-feira

chuva forte bh
Nesta quarta (24), a previsão indica que o dia será de céu nublado com chuvas fortes acompanhadas de raios e rajadas de vento (Reprodução/Redes sociais)

Após o temporal de deixou estragos em várias regiões de Belo Horizonte na noite dessa terça-feira (23), a Defesa Civil da capital alerta para a previsão de mais chuva forte. Nesta quarta-feira (24), o tempo será de céu parcialmente nublado a nublado com tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais.

Por conta dos volumes de chuvas registrados e previsão de mais água, existe risco geológico forte nas regionais Pampulha, Oeste, Centro-Sul e Leste. O risco de deslizamento é moderado nas Regionais Venda Nova e Barreiro e Nordeste até até a próxima sexta-feira (26).

A temperatura mínima foi de 15 °C, na madrugada. A máxima estimada é de 29 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 70% à tarde. Em algumas regionais a chuva forte pode acumular 70 milímetros.

Só nas últimas 12h, choveu, em grande parte da capital, cerca de 20% da chuva esperada para todo o mês de janeiro. A regional que registrou maior volume foi a Oeste, onde caíram cerca de 92 milímetros de água durante a noite de ontem e madrugada de hoje.

Mais de 160 acionamentos

Nas últimas 24h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para, ao menos, 162 chamadas relacionadas às chuvas em Belo Horizonte e na região metropolitana de BH.

Foram 25 vistorias relacionadas ao risco de quedas de árvore em toda a cidade e outras 45 ocorrências de corte de árvores caídas em vias públicas. Ao todo, oito árvores caíram em cima de casas e outras oito sobre veículos que estavam estacionados na rua.

Além disso, houve um chamado relacionado a alagamentos e nove para atuação em desabamentos que ocorreram em decorrência das chuvas.

Também conforme os bombeiros, 39 pessoas precisaram ser resgatadas após ficarem ilhadas em pontos de inundação. Por conta da falta de energia em alguns bairros, cinco pessoas ficaram presas em elevadores e precisaram chamar por socorro.

Para evitar acidentes durante temporais, a Defesa Civil recomenda uma série de cuidados, como não se abrigar ou estacionar debaixo de árvores, torres de transmissão e placas de propaganda, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia e acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de imprevistos.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!