Termômetros caem e BH tem novos alertas de risco devido às chuvas fortes

chuva bh
Todas as regiões da capital já registraram chuvas nesta manhã (Amanda Dias/BHAZ)

A última quinta-feira do ano começou de um jeito bem diferente do que foi observado ao longo da semana em BH. Os termômetros, que registraram máximas em torno de 30º C nos últimos dias, caíram e todas as regiões da capital já registraram chuvas hoje (30). E a atenção deve ser redobrada: a Defesa Civil municipal já emitiu alertas de risco que valem pelos próximos dias.

De acordo com o órgão, a capital pode ser atingida por pancadas de chuva de 50 a 70 milímetros, que devem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até as 8h desta sexta-feira (31), mas a situação não deve mudar muito depois disso.

É que, ainda conforme a Defesa Civil, as chuvas fortes, com raios e ventania, são provocadas por uma área de instabilidade atmosférica que deve atuar sobre a capital até o próximo domingo (2). Neste período, a previsão é de que o volume de chuva supere os 150mm e, por isso, todos os moradores devem reforçar os cuidados (veja detalhes abaixo).

Risco de deslizamentos

Por causa das chuvas fortes, a capital também entrou, a partir desta manhã, em alerta de risco geológico. Isso significa que, de hoje até a próxima segunda-feira (3), quando expira o alerta, os moradores estão sob risco elevado de desabamentos e deslizamentos provocados pela precipitação, especialmente em áreas de risco.

Para que os belo-horizontinos se protejam, a Defesa Civil recomenda maior atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muro, por exemplo. Os moradores também podem se cadastrar para receber, por mensagem de texto, avisos sobre as áreas mais ameaçadas da cidade (veja abaixo).

Réveillon chuvoso

Quem tinha esperanças que o Sol desse as caras ainda hoje não vai gostar muito da previsão. A expectativa é de que o céu fique encoberto, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, ao longo de todo o dia na capital. A temperatura mínima foi de 16ºC e a máxima não deve passar dos 22º C.

E o mesmo deve se repetir nesta sexta-feira, véspera de Ano Novo. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Réveillon em Belo Horizonte será de chuvas fortes e friozinho, assim como os primeiros dias de 2022 (veja aqui). Agora é reforçar os cuidados para minimizar os riscos e evitar transtorno em meio às festas de fim de ano.

Como receber alertas de risco?

A divulgação de alertas é parte indispensável das ações preventivas. Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de desastres naturais por SMS na plataforma 40199. O usuário de celular precisa se cadastrar para receber os alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.

Redobre os cuidados durante a chuva

Confira abaixo a lista de cuidados recomendados pela Defesa Civil durante o período chuvoso:⠀

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil (199).
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!