Chuva forte em BH: Teto de shopping desaba, pessoas ficam ilhadas e avenidas são alagadas

Reprodução/Whatsapp

A chuva forte que atingiu algumas regiões de Belo Horizonte na noite desta terça-feira (28) causou estragos. Vias ficaram alagadas em bairros da região Centro-Sul, Oeste e Barreiro. Além das ruas alagadas, o teto de um shopping desabou durante o temporal. O centro de compras, no entanto, que vai funcionar nesta quarta-feira (29). A equipe de manutenção atuou para reparar o dano causado pela chuva. O shopping vai, inclusive, receber doações para os atingidos pelos temporais.

Um vídeo registrado no local mostra o exato momento em que a estrutura cede:

Vídeos e fotos mostram cenas que se tornaram repetitivas nos últimos dias na capital: ruas se tornando rios e carros sendo arrastados. Na região do bairro São Bento, um ônibus ficou ilhado em meio à enxurrada.

Parte do teto do BH Shopping, na região Centro Sul da capital, cedeu por conta da tempestade. Clientes que estavam no local no momento, relataram o susto. Informações preliminares dão conta de que não houve vítimas, apenas uma área do centro comercial foi isolada.

Chuva em Minas

O número de mortes causadas pela chuva em Minas Gerais saltou de 50 para 52, segundo dados divulgados pela Defesa Civil Estadual na tarde desta terça-feira (28). A principal causa de morte em Minas foram os soterramentos, desabamentos e desmoronamentos, que fizeram ao todo 42 vítimas. Outras duas morreram afogadas e oito arrastadas pelas águas.

As chuvas afetaram cerca de 33,4 mil pessoas no Estado. Dentre elas, 28,8 mil desalojados, 4,3 mil desabrigados, 65 feridos e os 52 mortos. Uma pessoa segue desaparecida na cidade de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas.

Ao todo, 101 cidades seguem em situação de emergência por conta das tempestades.

Cuidados

Para evitar tragédias, a Defesa Civil orienta que motoristas e pedestres não circulem por áreas em que há risco de alagamentos e enchentes. Também recomendam que procurem lugares seguros para se abrir e não saiam de casa em caso de chuva forte. Confira outras recomendações:

  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Confira a nota do shopping

O BH Shopping informa que funcionará normalmente nesta quarta-feira. Durante a madrugada, a equipe de manutenção atuou para reparar o dano causado pela chuva.
 
Ontem, 28 de janeiro, por volta das ‪20:30‬ horas, algumas placas do forro de gesso do 4° piso se soltaram devido às fortes chuvas que ocorreram na região. No momento do incidente nenhuma pessoa foi atingida.
 
O BH Shopping vem acompanhando com atenção os sérios transtornos causados na cidade pelas chuvas dos últimos dias, e se solidariza com toda a população afetada. Como forma de auxílio a essa grave situação que afeta a cidade de Belo Horizonte, o BH Shopping disponibilizou um ponto de arrecadação de donativos para assistência às vítimas
.”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!