Chuvas já começam a deixar estragos e devem se repetir nesta quarta

tempo fechado bh
Tempo deve voltar a fechar em BH nesta tarde (Amanda Dias/BHAZ)

As chuvas que se espalharam pelo estado nos últimos dias já começam a deixar os primeiros prejuízos. Apenas entre a tarde de ontem (30) e o início da manhã desta quarta-feira (31), equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para dezenas de ocorrências relacionadas à precipitação. Felizmente, ninguém ficou ferido, mas a situação ainda pode piorar, já que a previsão é de ainda mais chuva em várias regiões – incluindo BH – nesta quarta.

Até o momento, os trabalhos dos bombeiros envolveram resgates em inundações, deslizamentos e desabamentos, além de várias vistorias em áreas de risco. As situações mais preocupantes foram registradas em Oliveira, no Centro-Oeste de Minas, onde as equipes foram acionadas após a água inundar parte da cidade, e em Mariana, na região Central. Lá, o telhado de uma casa acabou desabando com a força da chuva e colocou uma família em risco. Os bombeiros foram até o local e ninguém ficou ferido.

Além disso, os militares também precisaram voltar a atenção para áreas ameaçadas. Entre meio-dia de ontem e as 6h desta quarta, foram realizadas mais de 50 vistorias em pontos de risco de inundação, enchente e desmoronamento. Os locais vistoriados ficam nos municípios de Janaúba, Congonhas, Januária, Pirapora e Salinas.

Problema antigo em BH

Na capital, as chuvas não chegaram a causar os graves transtornos aos quais os belo-horizontinos já foram obrigados a se acostumar. Mas um problema conhecido já voltou a aparecer: as quedas de árvores que bloqueiam vias, destroem veículos e imóveis e colocam moradores em risco. Desde ontem, os bombeiros foram acionados para nove vias que foram bloqueadas por árvores caídas.

Em outros sete chamados, a situação foi ainda mais grave: as árvores caíram sobre residências e veículos. Além disso, no mesmo período, os militares também receberam reclamações de quatro árvores com risco iminente de queda e precisaram fazer outras 15 vistorias.

Mais chuva vindo aí…

Apesar de a situação ainda não ter se agravado tanto, é bom ficar alerta, já que, em boa parte do estado, a expectativa é que as chuvas continuem ao longo do dia. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a quarta-feira deve ser de pancadas de chuva e rajadas de vento especialmente nas regiões Leste, Centro, Sul e Sudeste do estado. Em algumas dessas áreas, a chuva ainda pode vir acompanhada do aumento da nebulosidade.

Já na capital, o cenário é parecido. De acordo com a Defesa Civil municipal, Belo Horizonte pode ter, a partir da tarde, pancadas de chuva e trovoadas como as que foram vistas nos últimos dias. A temperatura mínima registrada hoje foi de 17ºC e os termômetros não devem passar dos 30ºC ao longo do dia.

Cuidados durante a chuva

Durante as chuvas fortes, é necessário redobrar a atenção para que não aconteçam acidentes. A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda os seguintes cuidados:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos⠀⠀
Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!