VÍDEO: Ciclista faz manobras sobre o arco do viaduto Santa Tereza, em BH, e imagens viralizam

viaduto santa tereza
Diego Magno anda de bicicleta desde um ano de idade (Reprodução/@diegomagnotrials/Instagram)

Um ciclista profissional usou o viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte, como cenário para fazer manobras radicais. O vídeo que registrou o momento, duas semanas atrás, gera sentimentos diversos em internautas.

Nas imagens compartilhadas no Instagram (assista abaixo), Diego Magno, de 31 anos, chega a pular com uma roda apenas no arco do cartão-postal de BH.

Ele conta ao BHAZ que é de Poços de Caldas, no Sul de Minas, mas tem patrocinadores na capital, por isso, vem gravar material para o Instagram.

Diego é penta-campeão brasileiro e atual campeão sul-americano de Bike-Trial. Ele começou a andar de bicicleta com um ano de idade e ingressou no universo do esporte com apenas nove.

Manobra é base para outras

“Eu sempre vou pra BH, alguns patrocinadores meus são daí. Então eu vou pra fazer material pro Instagram pra eles. Aproveito que tenho alguns amigos aí e fico uns dias a mais treinando, gravando”, explica o ciclista à reportagem.

A ideia de captar o momento foi de um amigo de Diego. “A gente foi lá um dia antes, vi se dava pra fazer mesmo, vi o vento, vi tudo e a gente marcou no domingo cedo, que tinha menos movimento de carro e de pessoas”, completa.

Diego afirma que a manobra foi “bem simples”, ao menos para os padrões de treino dele. Ela é a base que o ciclista utiliza para qualquer outra mais trabalhosa.

‘Quase me matou do coração’

O post do ciclista profissional já tem mais de 1.500 likes e 100 comentários. Perfis que acompanham a vida cultural de BH também compartilham o registro, que está rendendo vários comentários e dividindo opiniões.

“Deus me livre, fico com tontura de ver o vídeo”, escreveu um internauta. “Que isso, top de mais, parabéns pela coragem”, comentou outra pessoa.

“Da hora, viu! Adrenalina pura, mas tu quase me matou do coração, moço”, completou uma terceira.

Alguns internautas se preocupam com o risco de algum acidente e chegam a questionar se não é ilegal esse tipo de manobra em espaços como esse.

Diego diz saber que há comentários otimistas sobre o seu trabalho, mas outros nem tanto. Apesar disso, ele convida todos a pesquisarem mais sobre o esporte e garante que treina adequadamente para fazer tudo em segurança.

‘Deu uma tremida na ponte’, recorda

Diego admite que sentiu um pouco de medo na “hora H”. O coração bateu mais forte principalmente quando um caminhão passou pelo viaduto. Mesmo assim, ele considera que estava preparado devido aos anos de treinamento experiência.

“Se eu falar que eu não senti medo, eu vou estar mentindo. Eu analisei a distância, a largura, a altura de baixo, coloquei o equipamento e fui. Apesar da altura, o equipamento não ia adiantar muito. Mas é uma preparação de anos”, esclarece.

“Quando passou um caminhão mais pesado, deu uma tremida na ponte que eu senti lá em cima. Mas isso eu já imaginei que poderia acontecer antes, então não foi nada que me tirou o equilíbrio. Graças a Deus deu tudo certo, as imagens ficaram lindas, eu adorei fazer”, finaliza.

Veja outro vídeo impressionante em que Diego faz manobras ainda mais arriscadas:

O BHAZ entrou em contato com a Guarda Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para entender mais sobre a legislação, fiscalização e os riscos que envolvem a atividade, mas não obteve sucesso até a publicação desta reportagem.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!