Os donos do Bucaneiro Shots, bar especializado em shots em Belo Horizonte, desabafaram após levar um prejuízo de R$ 800 com clientes que não pagaram a consumação. O caso ocorreu na noite de sexta-feira (9), no bairro Anchieta, região Centro-Sul da capital.
Ao BHAZ, Rodrigo Ribeiro, proprietário do estabelecimento, conta que ele e a irmã decidiram publicar nas redes o ocorrido na expectativa que as pessoas se sintam tocadas e paguem o valor devido. Ele explica também que não acionou as autoridades por não ter certeza de quem são as pessoas envolvidas.
“O Bucaneiro é um bar com quase 8 anos de funcionamento e comandado por dois irmãos que dão de tudo pra que o bar funcione perfeitamente, e que seja o sucesso que de fato é. É um pequeno negócio, de quem quer viajar no fim do ano, tomar uma cerveja na folga, etc. Não tem ninguém milionário com esse negócio”, conta Rodrigo na publicação.
Procurados depois da publicação
Rodrigo explica que um dos clientes de uma das mesas chegou a procurar o Bucaneiro depois da postagem para se desculpar e fazer o pagamento da consumação. “O pessoal chegou a ver a postagem, falaram que saíram sem querer por estarem bêbados, e pediram desculpas”. O valor pago corresponde a 60% do total do prejuízo.
Já as pessoas que estavam na outra mesa ainda não procuraram a administração do bar e o valor segue em aberto no caixa. “A gente não faz a ideia do nome das pessoas, talvez algum dos meninos [garçons] os conheçam de vista, mas nomes a gente não sabe”, conta Rodrigo.
Além deste caso, há duas semanas os clientes de uma das mesas também saíram sem pagar o valor de R$ 400. “Só conseguimos identificar pelo registro do cartão em uma das comandas, só assim chegamos até eles para cobrar o valor”, explica.
Dificuldades com a pandemia
O apelo dos donos do bar não é apenas sobre o prejuízo causado por um ato irresponsável dos frequentadores envolvidos no caso. O Bucaneiro foi um dos estabelecimentos afetados pelos impactos econômicos que a pandemia da Covid-19 provocou em todo Brasil.
No ano passado, e em meados de 2021, o bar precisou ficar fechado e com atendimento apenas no delivery. “Nesses meses de pandemia, tivemos que nos arriscar para salvar o negócio e termos uma renda, trabalhando todos esses dias com público que nem sempre é compreensivo com a situação de pandemia que estamos.”
“Fizemos diversos cartazes pedindo uso de máscara, distanciamento e alertando que a pandemia não acabou. Mesmo assim, todos os dias, temos que pedir milhões de vezes para as pessoas colocarem máscara ao entrar no bar, e muitas vezes ouvimos “não trouxe”, “tá no carro”, “já estou vacinado”, “não tô com Covid não” e outros absurdos enquanto estamos expostos nesse momento a uma contaminação.”
“E dentre os funcionários do bar, infelizmente ninguém está vacinado ainda. Além disso, tentamos manter as mesas todas para quatro pessoas, mas o pessoal sempre insiste em juntar, para não aglomerar, para não ficar em pé, e quase sempre somos ignorados”, desabafa.