Com menos de 30% dos jovens totalmente vacinados, BH terá 130 pontos de repescagem amanhã

repescagem vacina bh
Repescagem será destinada àqueles que tomaram apenas a 1ª dose da Pfizer (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Menos de 30% dos jovens com idades entre 20 e 30 anos completaram o esquema vacinal em Belo Horizonte, segundo a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Para contornar a situação, nesta sexta-feira (19), a administração municipal fará uma ação de repescagem em BH. A iniciativa prevê a aplicação da segunda dose em pessoas de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos, vacinadas com a Pfizer. Confira os pontos de vacinação abaixo.

Para a PBH, a baixa na adesão de pessoas com faixa etária entre 20 e 30 anos à conclusão do esquema vacinal pode ser multifatorial. No entanto, uma das principais razões pode ser a melhoria dos indicadores epidemiológicos e assistenciais e a diminuição de novos casos e ocupação de leitos na capital.

Tal cenário pode causar a falsa impressão de que a pandemia de Covid-19 chegou ao fim – o que não é verdade. Por conta disso, a prefeitura deixa claro que quem não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à doença do que quem está completamente imunizado.

130 pontos de vacinação para repescagem

A vacina pode garantir maior proteção para aqueles que tomam as duas doses ou a dose única, no nosso caso, a da Janssen. A PBH reforça que os imunizantes estão disponíveis e os pontos de vacinação estão preparados para receber a população.

Sendo assim, nesta sexta, estarão abertos aproximadamente 130 pontos de vacinação em BH, entre pontos extras e drive-thru, onde os imunizantes da Pfizer serão aplicados prioritariamente em pessoas de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos.

PBH chama atenção do público

Além da repescagem, a prefeitura tem realizado diversas ações para chamar a atenção do público sobre a conclusão do esquema vacinal. Dentre elas, chamadas no estádio do Mineirão durante os jogos, divulgações em programas de rádio e postagens nas redes sociais.

Equipes de saúde também têm conferido a situação vacinal e reforçado a importância da imunização durante as visitas domiciliares feitas na capital. Tal ação também é realizada durante os atendimentos nos Centros de Saúde da Atenção Primária e por contato telefônico nos acompanhamentos de rotina.

Confira aqui os endereços e horários de funcionamento dos pontos de vacinação de BH, onde acontecerá a repescagem desta sexta-feira (19).

Campanha de Mega Vacinação

Além da repescagem em BH, medidas semelhantes também são adotadas em todo o país. Já neste sábado (20), começa a campanha nacional de Mega Vacinação contra a Covid-19, promovida pelo Ministério da Saúde. O órgão promoverá eventos simultâneos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Curitiba, Salvador e Brasília. O ministro da Saúde Marcelo Queiroga participará da iniciativa no Rio.

A intenção é incentivar a população a voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose ou a dose de reforço. A campanha tem como slogan “Proteção pela medade não é proteção” e vai até o dia 26 de novembro.

Neste período, os postos de vacinação em todo o país estarão preparados para intensificar a imunização da população. Cerca de 9,3 milhões de pessoas podem reforçar a imunidade contra a doença com uma terceira dose.

Queiroga convoca população

“Nós queremos convidar a todos os brasileiros que não foram tomar a segunda dose, assim como a dose de reforço, a procurar as Unidades Básicas de Saúde, salas de vacinação e as estratégias usadas em cada município”, disse o ministro.

Ele acrescentou que a população ficará mais protegida, “ajudará o Brasil a superar a crise sanitária e a dar exemplo com uma das campanhas de vacinação mais bem-sucedidas do mundo, promovida integralmente pelo Sistema Único de Saúde”.

Com PBH e Agência Brasil

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!