Com passagem a quase R$ 7, ônibus metropolitano é flagrado com goteiras

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Goteira que vinha do teto deixou poltronas molhadas (Fábio Oliveira/Arquivo pessoal)

As chuvas que atingiram BH e região metropolitana nos últimos dias causou desconforto até dentro dos coletivos. Um passageiro filmou o estado precário do ônibus da linha 3832, que liga as cidades de Nova Lima e Belo Horizonte. As diversas goteiras dentro do coletivo foram registradas na noite de ontem (2). Alguns passageiros, inclusive, foram obrigados a viajar em pé para fugir da água que escoava do teto do veículo.

O vídeo foi feito pelo segurança Fábio Oliveira. Ao BHAZ, ele conta que o valor da passagem, que atualmente está em R$ 6,45, não acompanha a qualidade do veículo. “A porta do veículo e as borrachas de vedação estavam vazando água também”, relata. O passageiro conta ainda que a maior parte dos assentos ficaram completamente molhadas: “Absurdo com o passageiro”.

Outros problemas

Além do desconforto com a chuva durante a viagem, Fábio também identificou que o veículo estava sujo e com uma das poltronas quebradas. “Os ônibus são velhos, sujos e chovem por dentro. Durante toda a pandemia, andaram lotados e com poucos horários. A passagem todo ano aumenta e o transporte está cada vez mais precário”, relata.

O passageiro ainda diz que não é a primeira vez que algo parecido ocorre. O segurança conta que ônibus dessa mesma linha já rodaram com outros defeitos. “Geralmente todos os coletivos dessa linha apresentam problemas. Já fiquei no meio da BR parado por ele ter quebrado, e já vi ônibus que a porta não fechava, inclusive uma vez um amigo caiu da poltrona após uma freada mais brusca porque o assento estava solto.”

A equipe de reportagem do BHAZ entrou em contato com o DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) e com o Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano), mas não houve resposta. A assessoria do departamento disse que responderia apenas amanhã, enquanto a do sindicato não retornar aos questionamentos.

Tão logo as demandas sejam respondidas, esta reportagem será atualizada. Para registrar reclamações, os cidadãos também podem acessar o portal do DER e o canal de ouvidoria do Sintram.

Edição: Thiago Ricci
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

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