BH e Minas recebem chuva forte e granizo no primeiro dia de 2021

chuva forte granizo bh bela vista minas mapa chuva
Chuva de granizo atinge cidade da região Central de Minas e no bairro Buritis, em BH (Reprodução/Redes sociais)

Quem estava adaptado ao clima quente dos últimos dias de 2020 na capital mineira, vai precisar se preparar para uma mudança climática. Belo Horizonte recebe chuvas fortes e até mesmo granizo em regiões da cidade na tarde desta sexta-feira (1º). E a Defesa Civil alerta para o risco de pancadas até o fim desta tarde – confira as orientações do órgão ao fim desta reportagem.

“Risco de granizo em Belo Horizonte nas próximas duas horas. Redobre a sua atenção e adote medidas de proteção!”, alertou a Defesa Civil por volta das 15h30 da tarde de hoje. O aviso vale para todas as regiões da capital: “TODAS AS REGIONAIS: Risco alto de chuva moderada a forte, com raios, rajadas de vento e possíveis ocorrência de granizo isolado nestas próximas duas horas”

‘Misericórdia’

Em várias regiões de BH, como a Centro-Sul e a Oeste, chuva de granizo foi registrada no meio da tarde. “Mal começou 2021 e já estamos com chuva, sol e granizo ao mesmo tempo em nossa amada BH, a capital do tempo doido”, publicou a moradora de BH Renata Pedrosa.

“Está chovendo há algumas horas, mas a chuva de granizo foi rápida, durou uns cinco minutos no máximo. O tempo agora está bem fechado”, afirmou por volta das 17h ao BHAZ Lilia Moura, moradora do bairro Buritis.

O tamanho das pedras de gelo chegou a assustar alguns moradores, como na cidade de Bela Vista de Minas, na região Central do estado, a cerca de 120 km da capital mineira. “Olha a rua… Deus tenha piedade de nós, viu?! Começar o ano desse jeito… Olha o tamanho dessa pedra caindo, gente. Olha essa chuva, o tamanho das pedras que estão caindo. Tá caindo muito granizo, mano. O tamanho disso. Misericórdia”, afirmou uma residente.

Virada de ano gelada

Ao final da tarde de ontem (31), em diversas regiões da cidade, como, por exemplo, a Centro-Sul e Oeste, a presença de granizo já era registrada nesse horário. “Tentei gravar um vídeo do que aconteceu aqui em casa com a chuva, mas o vento foi tão forte que meu celular voou”, afirmou uma moradora da região Central de BH.

Apesar da chuva forte, dos raios, da ventania e dos granizos, nenhuma ocorrência grave foi registrada, conforme as autoridades.

Se proteja!

Portanto, além de tomar todas as proteções necessárias contra a propagação da Covid-19, fique atento ao céu de BH. A Defesa Civil de BH dá uma série de orientações em caso de chuva. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
    ⠀⠀
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Em caso de granizo:

  • Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de chuva de granizo;
    ⠀⠀
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não fique no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
  • Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
  • Procure estacionar em um local seguro e coberto.
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!