Secretaria confirma morte por febre amarela na Grande BH; vacinação já está acontecendo

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou que a morte de um homem, de 37 anos, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi decorrente de febre amarela. Com a confirmação, nesta sexta sexta-feira (5), este é o primeiro caso da doença desde julho do ano passado.

No Natal, o homem começou a sentir os sintomas da doença e morreu no último domingo (31). O exame para detectar a causa do óbito foi feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Atualmente, o governo do Estado realiza o 2º Monitoramento da Febre Amarela, no período que compreende julho de 2017 a junho deste ano. Na primeira medição, foram confirmados 435 casos da doença em Minas Gerais.

A SES-MG ainda informou que a cobertura vacinal no Estado está em torno de 81% e que faltam mais de três milhões de pessoas para sem imunizadas. A idade destas pessoas é de 15 a 59 anos.

Vacinação acontece no Rio de janeiro

A Prefeitura de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, montou um posto para vacinação contra a febre amarela, aberto hoje, das 8h às 17h, na Praça de Tinguá.

A medida é para imunizar moradores e turistas que frequentam a Reserva Biológica de Tinguá, onde, no dia 28 de novembro do ano passado, durante uma inspeção de rotina, agentes da Superintendência de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu (Suvam) encontraram um macaco morto, na divisa entre a cidade e o município de Duque de Caxias.

Segundo a prefeitura, no mesmo dia, o animal foi encaminhado para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que liberou o resultado um mês depois com atestado positivo para doença.

Com Redação Bhaz, SES-MG e Agência Brasil

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!