Conselho Tutelar: Defensoria Pública recomenda anular votação em BH

eleitor com título em mãos
Defensoria Pública recomenda novas eleições para o Conselho Tutelar em BH em 30 dias (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) recomendou que as eleições para o Conselho Tutelar, realizadas neste domingo (1º), sejam anuladas em BH. Ao longo do dia, eleitores da capital relataram alguns problemas na hora de votar.

Segundo o órgão, por recusa da prefeitura, Belo Horizonte foi a única capital que se negou a usar as urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A medida teria gerado longas filas após quedas no sistema desenvolvido pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).

Durante a tarde, após recomendação do Ministério Público, a votação passou para cédulas impressas e o horário de encerramento foi prorrogado até 18h30.

Em nota, a PBH disse que a recomendação da Defensoria Pública foi recebida pela Prefeitura de Belo Horizonte, pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e pela Comissão Organizadora às 19h20 deste domingo (1º).

O Executivo destaca que “o processo de apuração e contagem dos votos, um dos pontos mencionados no documento, já estava em curso no momento”.

“Em relação aos demais pontos, o município, o Conselho e a Comissão responderão dentro do prazo citado no documento”, conclui a nota.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!