Covid-19: BH amplia vacinação de pessoas em situação de rua

Pessoas em situação de rua em BH
Imunização será realizada em unidades socioassistenciais e em centros de saúde (Amanda Dias/BHAZ)

A vacinação contra Covid-19 de pessoas em situação de rua de Belo Horizonte vai ser ampliada a partir desta segunda-feira (7), em centros de saúde da capital mineira. Parte dessa população já havia começado a ser imunizada a partir do dia 26 de maio, após pressão de entidades em audiência pública na CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte).

Poderão se vacinar as pessoas em situação de rua com 18 anos ou mais, completos até 30 de junho, cadastradas ou não no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Confira os endereços onde a imunização será realizada neste link.

Quando a imunização desse público foi anunciada pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) no fim de maio, a maioria das pessoas em situação de rua tinha acabado de receber a vacina contra a gripe, não podendo se vacinar contra a Covid-19. Desta vez, portanto, a imunização será ampliada, conforme explica o professor André Luiz Freitas, coordenador do projeto Polos de Cidadania, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

“O grupo a ser imunizado é estimado em de 8,5 mil pessoas que tem como referência toda a população inscrita no CadÚnico e as atendidas por políticas socioassistenciais”, explica a PBH, em nota (leia na íntegra abaixo). Além disso, novos locais de imunização também passam a atender este grupo a partir de hoje.

vacinação pessoas em situação de rua bh
Lista de locais de imunização foi ampliada nesta semana (Divulgação)

“As equipes do Consultório de Rua e do programa BH de Mãos dadas contra a AIDS, além das equipes de abordagem da SMASAC (Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania), são responsáveis pela busca ativa dessa população, além da orientação sobre a importância da vacinação e direcionamentos dessas pessoas aos locais de vacinação”, completa.

Vacinação em BH

Além da população em situação de rua, também serão vacinados nesta semana pessoas de 59 a 56 anos; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores); trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, trabalhadores de transporte metroferroviário e caminhoneiros.

Confira o cronograma de vacinação em BH nesta semana:

Segunda-feira (7)

Serão vacinados residentes de Belo Horizonte de 59 anos completos até 30 de junho, em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h30, e em postos drive-thru, das 8h à 16h30. Confira os endereços aqui.

Terça-feira (8)

Serão vacinados residentes de Belo Horizonte de 58 anos completos até 30 de junho, em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h30, e em postos drive-thru, das 8h à 16h30. Confira os endereços aqui.

Quarta-feira (9)

Serão vacinados residentes de Belo Horizonte de 57 anos completos até 30 de junho, em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h30, e em postos drive-thru, das 8h à 16h30. Confira os endereços aqui.

Quinta-feira (10)

Serão vacinados:

  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores), entre 18 e 59 anos completos até 30 de junho, em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h30, e em postos drive-thru, das 8h à 16h30. Confira os endereços aqui.
  • Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, entre 18 e 59 anos completos até 30 de junho, em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h30, e em postos drive-thru, das 8h à 16h30. Confira os endereços aqui.
  • Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, entre 18 e 59 anos completos até 30 de junho, em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h30, e em postos drive-thru, das 8h à 16h30. Confira os endereços aqui.

Sexta-feira (11)

Serão vacinados residentes de Belo Horizonte de 56 anos completos até 30 de junho, em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h30, e em postos drive-thru, das 8h à 16h30. Confira os endereços aqui.

Sábado (12)

Serão vacinados caminhoneiros registrados ou que trabalham para empresas de Belo Horizonte que tiverem se cadastrado para a imunização. O cadastro deve ser feito até 23h59 da segunda-feira (7), neste link.

Nota da PBH na íntegra

“A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), informa que a vacinação de pessoas em situação de rua, maiores de 18 anos completos até 30 de junho, começou no dia 26 de maio em unidades de atendimento e acolhimento (abrigos). A partir desta segunda-feira, dia 7, os locais de imunização foram ampliados. Os endereços e horários estão disponíveis no portal da Prefeitura.

O grupo a ser imunizado é estimado em de 8,5 mil pessoas que tem como referência toda a população inscrita no Cadúnico e as atendidas por políticas socioassistenciais. As equipes do Consultório de Rua e do programa BH de Mãos dadas contra a AIDS, além das equipes de abordagem da SMASAC, são responsáveis pela busca ativa dessa população, além da orientação sobre a importância da vacinação e direcionamentos dessas pessoas aos locais de vacinação”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!