Covid-19 em alta suspende Campanha de Popularização do Teatro em BH

Campanha foi adiada e segue sem data de abertura
Atores no espetáculo ‘Palhaços’, que já integrou a Campanha (Andréa Maia/CPT/Divulgação)

Os números alarmantes da Covid-19 em Belo Horizonte e a falta de responsabilidade dos cidadãos diante do isolamento social fizeram com que um dos maiores eventos de cultura da cidade fosse suspenso. A 47° Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, que ocorre anualmente em janeiro e fevereiro, ficará suspensa até segunda ordem.

Ao BHAZ, o SINPARC-MG (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais) informou que a suspensão se deu por conta do aumento de casos de transmissão da doença. “É uma forma de resguardar a saúde e bem-estar de todos os profissionais envolvidos no projeto e do público. Além disso, é uma forma de incentivá-los a continuar com o isolamento social e se cuidando”, explica o Sindicato por meio de nota.

Durante reunião virtual com mais de 50 produtores dos espetáculos, ficou definido, por enquanto, o adiamento do evento. O diretor da Campanha, Dilson Mayron, explica que a decisão foi tomada quase que por unaminidade. “Medo de começar o evento e semana que vem o prefeito fechar a cidade. A gente concorda (com a decisão municipal), já que os números estavam subindo e as pessoas achando que o Covid não existia mais”, relata.

Espetáculo Arco-íris de Plástico, 2018 (Solange Motta/Divulgação)

Campanha virtual

A nova edição da Campanha pode ser estudada em uma outra forma, a virtual. A direção avalia a possibilidade de fazer as apresentações dos espetáculos de forma remota, para que não ofereça risco aos envolvidos. “O novo formato é uma possibilidade. Se continuar em risco será virtual, mas se tudo correr bem e voltar ao normal será presencial”, afirma.

Depois do mês de junho, na metade do ano, os novos prazos poderão ser repensados. Por enquanto, o coordenador diz que prefere acompanhar como os números de transmissão e internação vão se comportar após esse período de férias, onde grande parte das pessoas se reuniram em festas e fizeram viagens. “Por hora está cancelado. O que poderíamos fazer de melhor é não fazer o evento, porque colocaríamos em risco a vida das pessoas e do elenco. A data futuramente vamos publicar.”

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!