Covid-19: Índice de contágio acende alerta amarelo em BH

covid hospital bh
Taxa de transmissão do novo coronavírus aumentou na capital (Amanda Dias/BHAZ)

O mais recente boletim epidemiológico da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) a respeito da Covid-19, divulgado nesta terça-feira (18), informa que o índice de contágio da doença passou para o alerta amarelo. O fato de a taxa voltar a subir pode indicar ainda mais indefinição sobre a reabertura de outros setores do comércio na capital, assunto discutido entre o prefeito Kalil (PSD) e representantes de bares e restaurantes hoje (confira abaixo).

O índice de contágio aponta, com base na transmissão do novo coronavírus, o avanço ou não da Covid-19. Quando o chamado RT está abaixo de 1, considera-se que a pandemia está sob controle. Acima de 1, no entanto, significa que o alerta passou para amarelo e que a atenção deve ser redobrada.

(Divulgação/PBH)

Nos dados de hoje, a PBH informa que o número de mortes em decorrência de Covid-19 chegou a 839 na capital. No boletim do dia anterior, os óbitos eram 813. Entre os que testaram positivo, 624 novos casos foram inseridos no registro – somando um total de 29.273 infectados pela doença. Os recuperados são 25.406 e outros 3.058 seguem em acompanhamento.

Depois de cair em alguns dias, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 é considerada estável em 63% e permanece no amarelo – o que incluí as redes pública e privada de saúde. Leitos de enfermaria, por sua vez, têm taxa de ocupação de 48,6% e índice em alerta verde.

Comércio

Nesta terça-feira (18), uma nova reunião entre representantes do comércio e o prefeito Alexandre Kalil terminou em indefinição. Eles se encontraram para discutir a reabertura de outros setores, como bares e restaurantes, mas nenhuma novidade foi apresentada. Uma nova conversa deve ocorrer na próxima semana.

Com a indefinição, a expectativa agora está no próximo anúncio de Kalil a respeito do avanço, ou não, da flexibilização em BH – o que deve ocorrer na sexta-feira (21). Por enquanto, vale o que já estava definido: o comércio da capital funciona de forma gradual, três dias aberto e outros quatro fechado.

Reforce a proteção contra o vírus

Para evitar a propagação da Covid-19, autoridades de saúde orientam que a população tome algumas medidas de higiene respiratória. São elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!