Covid em BH: Transmissão sobe pela terceira vez nesta semana, mas indicadores seguem com risco moderado

transmissão sobe em bh
Taxa de transmissão do vírus subiu de 0,92 para 0,94 nesta quinta-feira (Amanda Dias/BHAZ)

A transmissão de Covid-19 aumentou pelo terceiro dia consecutivo nesta semana em Belo Horizonte. O chamado fator Rt subiu de 0,92 para 0,94 nesta quinta-feira (5), segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) no fim da tarde.

No início da semana, o índice, que mede o nível de transmissão por infectado, estava em 0,90. Apesar dos gradativos aumentos, o número segue no nível de baixo risco.

Em um cenário mais favorável está a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 na capital. A taxa caiu de 59% para 57,6% de ontem para hoje.

Também em queda está a ocupação de enfermarias, que registrou 44,5% nesta quinta. Ontem, o número indicava 44,8% de ocupação.

Boletim epidemiológico desta quinta-feira (Reprodução/PBH)

Ainda segundo o boletim, a capital mineira contabiliza 262.700 casos de Covid-19 confirmados. Desses, 6.315 evoluíram a óbito e outros 3.513 ainda estão em acompanhamento. Já receberam alta da doença 252.872 pessoas em Belo Horizonte.

Vacinação em BH

Até o momento, 65,2% do público-alvo da vacinação contra a Covid-19 em Belo Horizonte já recebeu ao menos a primeira dose. A cidade soma 1.437.569 vacinados com a primeira aplicação.

Com as duas doses, já foram imunizados 656.612 belo-horizontinos, número que corresponde a 31,2% do público total. Tomaram a vacina de dose única, da Janssen, 58.769 pessoas na capital.

Nesta quinta-feira (5), a PBH divulgou dois novos pontos extras de imunização noturna. As universidades UNA e Faminas vão funcionar das 8h às 20h de segunda a sexta-feira para a população (veja aqui).

Ainda hoje, o prefeito Alexandre Kalil esteve no centro de produção da vacina da UFMG (universidade Federal de Minas Gerais). Em coletiva, ele reforça que os pesquisadores vão precisar contar com a ajuda de outras esferas do governo. “Nossa ajuda [da PBH] foi pequena, precisamos do governo federal. Temos que avisar que saúde não é dinheiro, não é papel. Saúde é investimento” (veja aqui).

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!