Covid em BH: Transmissão tem aumento, mas indicadores se mantêm estáveis

hospital
A taxa de ocupação de leitos de UTI é o único indicador que não está no nível verde e ficou estável nas últimas 24 horas (Amanda Dias/BHAZ)

Apesar de um novo aumento na taxa de transmissão da Covid-19, dois dos indicadores que monitoram a doença em BH se mantiveram estáveis, no nível verde, nesta quinta-feira (8). Segundo o boletim epidemiológico mais recente divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), a ocupação de leitos de enfermaria para tratamento da Covid-19 está em 45,5%, o que representa uma queda de dois pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado na quarta-feira (7).

O fator Rt, número médio de transmissão por infectado, subiu de 0,94 para 0,95 de ontem para hoje. Apesar do aumento, o número segue no nível de menor risco. Quando esse indicador fica acima de 1, ele representa um risco maior para a população e preocupa mais os especialistas.

Já a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) se manteve em 60,8% nas últimas 24 horas. Dentre os três, esse indicador é o único que ainda apresenta risco moderado – está no nível amarelo.

Boletim epidemiológico divulgado pela PBH nesta quinta-feira (8). (Reprodução/PBH)

Ainda de acordo com o boletim desta quinta-feira, Belo Horizonte contabiliza 243.151 casos confirmados de Covid-19. Desses, mais de 231 mil receberam alta, enquanto 5.904 evoluíram a óbito. Ainda são acompanhados 5.386 casos do novo coronavírus na capital.

Vacinados em BH

Belo Horizonte já vacinou com a primeira dose 58,6% do público-alvo. Ao todo, são 1.176.844 pessoas imunizadas. Com as duas doses, já foram vacinados mais de 441 mil belo-horizontinos. Enquanto isso, as vacinas de dose única, da Janssen, foram aplicadas em 16. 891 moradores da capital.

Ainda nessa terça-feira (6), a PBH anunciou a ampliação da vacinação a pessoas de 42, 42 e 44 anos para a próxima semana (veja aqui).

Confira o calendário de vacinação dos próximos dias:

  • 9 de julho, sexta-feira: pessoas de 45 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte
  • 10 de julho, sábado:  pessoas de 44 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
  • 12 de julho, segunda-feira: pessoas de 43 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
  • 13 de julho, terça-feira: segunda dose para idosos de 62 anos;
  • 14 de julho, quarta-feira: pessoas de 42 anos, completos até dia 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
  • 15 de julho, quinta-feira: segunda dose para idosos de 61 anos.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!