Bebida febre do Carnaval e queridinha em BH: Criador do Xeque Mate está no Arreda pra Cá

xeque mate
Podcast do BHAZ conversou com o criador da receita e um dos fundadores do Xeque Mate (BHAZ/Divulgação)

Rum, chá mate, guaraná e limão. Conhece essa mistura? Foram esses os ingredientes que um grupo de amigos resolveu jogar num copo em 2015, sem saber que estavam criando o que seria uma das bebidas queridinhas de Belo Horizonte anos depois: o Xeque Mate. Sucesso no Carnaval, nos supermercados e nos rolês alternativos, a marca se fortaleceu na missão de exaltar BH – e foi exaltada de volta.

Agora, o criador da receita e um dos sócios fundadores do Xeque Mate está no podcast do BHAZ para contar tudo sobre a história do Xeque Mate, a relação com BH, as aventuras por outros estados e os planos futuros. No Arreda pra Cá, Asafe Alcântara e Giovanna Fávero vão receber dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira.

O Xeque Mate foi preparado por Gael pela primeira vez em 2015, após uma sugestão de um amigo. Na época, eles trabalhavam com produção de eventos na capital mineira e sentiam falta de uma alternativa de bebida gostosa nas festas. Daí, veio a mistura com rum e chá mate, chamada inicialmente de “shake mate”.

Confiando na ideia, Gael e o sócio, Alex Freire, decidiram largar a faculdade de engenharia e apostar tudo no Xeque Mate. Construíram a empresa com o foco em fortalecer a cultura e a arte local e hoje promovem mais do que somente a bebida. O Xeque Mate virou uma espécie de orgulho belo-horizontino e trabalha para retribuir o sentimento.

Hoje, o Xeque Mate continua com as parcerias culturais, mas também já ganhou as prateleiras de supermercados e trabalha na expansão para outros estados, a começar por São Paulo, onde já existe uma demanda forte. A marca cresceu e deu origem ao rum Mascate e ao bar de mesmo nome, que tem três unidades na capital mineira.

Pra não perder nenhuma…

Neste episódio do Arreda pra Cá, você vai conferir:

Desde as origens

Gael lembrou o surgimento do Xeque Mate, quando a bebida era preparada no fogão a lenha de um sítio alugado pelos sócios para promover festas.

Até o sucesso

Ele citou também os desafios para solidificar a marca, conquistar novos públicos e alcançar o espaço de destaque que ocupa hoje nas prateleiras de supermercados.

‘Podia ter vendido o triplo’

O criador da bebida contou também sobre o “perrengue” do Carnaval deste ano, em que o Xeque Mate foi febre nas ruas de BH e de São Paulo, além dos planos para a próxima folia.

Vai vender?

Ele falou também sobre as especulações de que o Xeque Mate será vendido para uma marca maior e revelou quais são os próximos passos.

Confira tudo e muito mais no episódio completo:


Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!