Cruzes são afixadas em Contagem em protesto contra mortes por Covid-19

Cruzes em Contagem
Ato foi organizado por entidades sociais da Grande BH (Walmyr Lopes/Divulgação)

Cerca de mil cruzes de madeira foram afixadas nas escadarias de uma igreja no Centro de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, em protesto contra as mortes por Covid-19 no Brasil e os impactos que a pandemia tem causado no país. O ato promovido por entidades sociais nesta segunda-feira (14) busca simbolizar que os movimentos continuam “na luta, porém com luto”.

A ação foi organizada pelas entidades Ação da Mulher Trabalhista (AMT), Coletivo Geração Guarani Kaiowá, Grupo de Apoio Comunitário Em Movimento, Núcleo de Incentivo à Cidadania (NIC), Sociedade Mineira de Mulheres (SMM), Sociedade de Utilidade Pública do Bairro Nacional e Rádio Legalidade Minas, nas escadarias da Matriz de São Gonçalo.

Ato em Contagem
Ato também reivindica vacinas para todos (Walmyr Lopes/Divulgação)

Reivindicações

“Hoje estamos aqui para alertar a sociedade sobre a importância desse ato, chamar a atenção do poder púbico e da sociedade civil para os impactos ocasionados pela pandemia da Covid-19, e falar também sobre o alto número de vítimas que a doença fez pelo país”, afirma a assistente social Denísia Araújo, presidente do NIC.

“Se pararmos para pensar já são quase 500 mil vidas que foram ceifadas, praticamente a população de uma cidade como Contagem, se contabilizarmos os óbitos”, completa. Os movimentos também reivindicam a vacina para todos e a “retomada segura de todas as atividades que são essenciais para o desenvolvimento da nação, assim que a grande parte da população brasileira estiver imunizada”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, até ontem (13), a cidade da Grande BH já havia registrado 1.594 mortes em decorrência da Covid-19. No Brasil, também ontem, o número já chegou a 487.401, segundo dados do Ministério da Saúde.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!