Defensoria Pública abre inscrições para casamentos LGBTQIA+ em Belo Horizonte

casamento lgbt
Inscrições vão até setembro (Divulgação/CNJ)

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Casamento Igualitário LGBTQIA+ de Belo Horizonte, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais. A iniciativa é voltada para casais LGBTQIA+, com renda familiar até dois salários mínimos e que residam na capital. São oferecidas 50 vagas.

As inscrições são gratuitas, começaram no dia 1º e vão até até 2 de setembro. Os interessados deverão comparecer à sede I da DPMG (Rua dos Guajajaras, 1707, 6º andar, Barro Preto), no horário das 10h às 16h. O telefone para mais informações e dúvidas é (31) 3526-0405/0406.

Entre os documentos que devem ser levados estão certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e de renda. A cerimônia será no dia 7 de novembro, na Sala Minas Gerais.

Não deixa nada a desejar

Com a colaboração voluntária de parceiros, a cerimônia não deixa nada a dever às tradicionais e conta com ornamentação especial, tapete vermelho, entrada dos noivos e noivas ao som da marcha nupcial, benção ecumênica, entre outros detalhes.

O Casamento Igualitário da DPMG é realizado por meio da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias e dos cartórios de Registro Civil de Belo Horizonte, que farão a isenção de taxas e emolumentos.

Divulgação/Defensoria Pública

Formação do indivíduo

O defensor público Vladimir de Souza Rodrigues, que está à frente da iniciativa, explica que a ação contribui não somente para a estruturação da família, mas também para a formação do indivíduo.

“A celebração do casamento opera importantes efeitos psicológicos no casal, que firma perante a sociedade compromissos de lealdade, respeito e assistência mútua”, observa o defensor público.

“Isso sem contar os efeitos civis, ou seja, a garantia de direitos advindos da formalização da união”, continua Vladimir Rodrigues.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!