Defesa Civil alerta para risco geológico em BH; previsão é de mais chuva

deslizamento-em-belo-horizonte
Confira as medidas que podem ser tomadas para evitar perdas ou danos em áreas de risco (IMAGEM ILUSTRATIVA/Fábio Oliveira/Defesa Civil BH)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico moderado para a cidade. O comunicado foi divulgado na tarde de hoje (26) e o órgão pede que a atenção seja redobrada, já que ele é válido até a quarta (28).

O órgão apontou risco geológico em Belo Horizonte por conta da chuva dos últimos dias. Então, a Defesa Civil alerta para que população tenha “atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos, em especial nos locais de maior exposição”.

Para evitar perdas ou danos, a Defesa Civil de Belo Horizonte fez as seguintes recomendações:

– Coloque calha no telhado da sua casa;
⠀⠀
– Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água;
⠀⠀
– Não jogue lixo ou entulho na encosta;
⠀⠀
– Não despeje esgoto nos barrancos;
⠀⠀
– Não faça queimadas.

Além disso, a Defesa Civil apontou os principais sinais para a possibilidade de deslizamentos, sendo eles:

– Trinca nas paredes;
⠀⠀
– Água empoçando no quintal;
⠀⠀
– Portas e janelas emperrando;
⠀⠀
– Rachaduras no solo;
⠀⠀
– Água minando da base do barranco;
⠀⠀
– Inclinação de poste ou árvores.

Previsão do tempo

Para esta segunda-feira, a previsão do tempo é de que a máxima seja de 27°, podendo variar ao longo do dia. O período de chuva veio para ficar até a próxima semana, por isso, a atenção aos riscos geológicos deve ser redobrada. “Vamos ter uma semana chuvosa que deve se prolongar até o feriado na próxima segunda (2)”, explicou ao BHAZ, o meteorologista Ruibran dos Reis.”

O que fazer

A Defesa Civil de Belo Horizonte também recomendou que a população entre em contato com o órgão no momento que detectarem-se riscos: “Se você observar aparecimento de trinca nas paredes, água empoçando no quintal ou minando na base do barranco, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvore ligue imediatamente para a Defesa Civil (199)”.


⠀⠀

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!