Até no saquinho de pão! Defesa Civil reforça divulgação de alertas de chuva em BH

saquinho de pão
Mais de 3 milhões de embalagens com as recomendações da Defesa Civil serão distribuídas em BH (Amira Hissa/PBH)

O período chuvoso mal começou em BH e a Defesa Civil da capital já está se mobilizando para ampliar a divulgação de informações úteis durante os temporais. Agora, quem for à padaria garantir o pãozinho de cada dia vai receber, na embalagem, todas as recomendações necessárias para a prevenção de tragédias durante chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Para o subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo, esses alertas são fundamentais para a redução dos riscos. Por isso, o órgão firmou uma parceria com a Amipão, entidade composta pelo Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Minas Gerais, Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amip) e pela Casa Sol Embalagens para Panificação.

“Serão produzidas e disponibilizadas 3 milhões de unidades de embalagens de pão incentivando o cadastramento do serviço de alerta e ensinando medidas de comportamento de segurança durante a chuva”, disse o coronel. 

Iniciativa pioneira

Essa ação, segundo Waldir, é pioneira no Brasil e obedece às recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador da redução de risco de desastres adotado por países membros da ONU (Organização das Nações Unidas). “O monitoramento das condições climáticas que podem gerar algum tipo de risco é fundamental para salvar vidas”, enfatiza. 

Além do saquinho de pão, os moradores podem receber os alertas da Defesa Civil também por SMS. Para se cadastrar, basta que o usuário envie uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência.

O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, já é utilizado por cerca de 300 mil pessoas. “Esta parceria vai aumentar a capilaridade na emissão dos alertas preventivos do SMS 40199 e já é considerada uma boa prática a ser indicada para outros municípios brasileiros”, disse o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Defesa Civil. 

Os moradores de Belo Horizonte também podem acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!