Tempo vira e BH pode receber pancada de chuva com raios e ventos

Defesa Civil de BH/Divulgação

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de chuva e ventos fortes para esta segunda-feira (5), em todas as regiões da capital. Segundo o órgão, a instabilidade atmosférica provoca pancadas fortes de chuva, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, velocidade considerada forte pela escala Beaufort. O volume de água previsto é de 20 a 40mm até as 8h desta terça-feira (5).

O céu segue nublado ao longo do dia. A temperatura mínima registrada é de 17°C e máxima prevista é de 29°C, com 50% de umidade relativa do ar à tarde.

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar áreas  de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. Além disso não é indicado estacionar veículos ou se abrigar debaixo de árvores, pois a queda pode ocasionar graves acidentes. O órgão recomenda especial atenção também em áreas de encostas e morros.

Buscas são suspensas na zona quente em Brumadinho

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou, na manhã desta segunda-feira (4), que as buscas por vítimas do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, estão temporariamente suspensas na região da zona quente.

De acordo com a corporação, com a chuva prevista ao longo do dia, é possível que rejeitos da barragem rompida se soltem e atinjam os militares que trabalham no local. Dessa forma, as equipes concentram os trabalhos no início do rio Paraopeba, a 8,8 km do local do rompimento, distância que permite evacuação caso haja algum deslize de rejeitos.

As aeronaves também vão permanecer em solo. A corporação informou que, assim que o tempo mudar, as buscas serão retomadas na área onde a lama se concentra.

Sinara Peixoto

Formada em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte e com pós-graduação na PUC Minas em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Atuou como editora na CNN Brasil, desde a estreia do veículo no país, e na edição do Portal BHAZ. Também despenhou várias funções ao longo de 7 anos na TV Record Minas, onde entrou como estagiária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!