Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes em BH

chuva-bh
Risco geológico permanece em Belo Horizonte até o próximo domingo (Amanda Dias/BHAZ)

A capital mineira pode enfrentar fortes chuvas ao longo desta sexta-feira (11) e pela manhã de sábado (12). A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para temporais na cidade, com raios e rajadas de vento ocasionais. O aviso é válido até 8h do sábado. O órgão ainda alertou sobre o maior risco de deslizamentos durante os próximos dias.

A previsão da Defesa Civil é de que as pancadas atinjam entre 20mm e 40mm, com rajadas de vento de até 50km/h. A previsão é de céu nublado, com a temperatura mínima em 17 °C. A máxima não deve passar de 24 °C e a umidade relativa mínima do ar prevista é em torno de 75%, à tarde.

Risco Geológico

O alerta de risco geológico, em função das fortes chuvas, vai até a próxima terça-feira (15). “Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos”, orientou.

Imagem
Capital tem alto risco geológico em várias regionais (Reprodução/Defesa Civil BH)

O tempo chuvoso na capital é um dos fatores que torna mais propícia a ocorrência de deslizamentos e desabamentos. Metade de uma casa desabou na madrugada desta sexta-feira (11), no bairro Aparecida, região noroeste de Belo Horizonte. O deslizamento atingiu a parte que dava acesso à residência e uma moradora teve que ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros, sem ferimentos.

Emissão de alertas

De acordo com a Defesa Civil, os moradores da capital mineira podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço defesacivilbh. O serviço não tem custo.

Recomendações de segurança

Com a iminência de temporais em Belo Horizonte, vale ficar atento às recomendações da Defesa Civil. Confira abaixo algumas ações para manter a segurança neste final de ano.

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.⠀- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Edição: Roberth Costa
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!