BH deve ter semana chuvosa e temperaturas amenas; Defesa Civil emite alerta

chuva bh
BH tem céu nublado e umidade do ar chega a 90% no final da semana (Amanda Dias/BHAZ)

Fevereiro segue chuvoso para o belo-horizontino. Na manhã desta segunda-feira (7), a Defesa Civil emitiu novo alerta sobre chuvas e a previsão é de que a semana seja de tempo fechado na capital mineira. O morador de BH também deve esperar rajadas de vento ocasionais durante toda esta semana.

Ao BHAZ, o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Claudemir Azevedo afirma que, ao longo da semana, chuvas devem atingir a cidade. “O céu na capital vai estar predominantemente nublado, com pancadas de chuva de segunda a sexta-feira”.

Segundo o especialista climático, as temperaturas de hoje (7) variam entre 18ºC e 26ºC, com possíveis rajadas de vento. Já a umidade do ar fica em torno de 70%, como resultado das chuvas. Nesta terça-feira (8), por outro lado, as mínimas atingem 18ºC e as máximas 25ºC, com umidade atingindo 80% no período da tarde.

“De quarta a sexta-feira, a temperatura mínima é de 17ºC em BH. Enquanto na quarta a máxima chega a 25ºC, na quinta e na sexta atinge até 24ºC”, explica Claudemir. A umidade relativa do ar também muda nos últimos dias da semana. Na quarta (9) e na quinta (10), chega a 90% e, um dia depois, cai para 70%. Em todos os dias, há rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.

Defesa Civil alerta

Nas redes sociais, a Defesa Civil de Belo Horizonte alerta sobre as chuvas na capital nesta semana. De acordo com o órgão, as pancadas variam entre 20 e 40 mm de água e podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento, em torno de 50 km/h, até às 8h desta terça-feira (8).

Período chuvoso não dá trégua em BH

O mês de fevereiro já registrou 181,4 mm de chuva até as 9h de hoje (7), de acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte. Após causar mortes e destruição nos quatro cantos da capital mineira, o período chuvoso segue ativo em BH e as expectativas são de ainda mais quedas d’água para os próximos dias.

Os registros meteorológicos apontam que a região de Venda Nova é a mais afetada pelas chuvas neste fevereiro de 2022, seguida pelas regiões Norte e Nordeste da capital mineira.

Confira abaixo os índices de chuva para cada região belo-horizontina:

  • Barreiro: 61,0 (34%)
  • Centro Sul: 110,6 (61%)
  • Leste: 109,8 (61%)
  • Nordeste: 129,0 (71%)
  • Noroeste: 107,2 (59%)
  • Norte: 156,6 (86%)
  • Oeste: 70,6 (39%)
  • Pampulha: 115,8 (64%)
  • Venda Nova: 178,6 (99%)

Recomendações da Defesa Civil

Em dias chuvosos, alguns cuidados são fundamentais para preservar a segurança dos cidadãos. A Defesa Civil disponibiliza algumas orientações para lidar com eventuais adversidades no período. Confira abaixo:⠀

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!