Raios e trovoadas! Defesa Civil emite novo alerta de chuva para esta terça em BH

Chuva BH
Entre hoje e amanhã, a chuva em BH pode ser forte (Amanda Dias/BHAZ)

O sol mal voltou a aparecer e a chuva já começou a ameaçar dominar a capital mineira de novo: a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta válido para esta terça-feira (18), e água já está caindo em parte da cidade.

De acordo com o órgão, BH deve receber pancadas de chuva de 20 a 30 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta vale até 8h desta quarta-feira (19).

A semana em BH

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre hoje e amanhã a chuva em BH pode ser forte, além de também contar com trovoadas isoladas.

Na quinta-feira (20), segundo a previsão do Inmet, o tempo deve ficar parcialmente nublado, ainda com possibilidade de pancadas de chuva.

A partir de sexta-feira (21), valendo até o domingo (22), o céu deve se abrir mais, mas ainda há possibilidade de chuva. Ainda segundo o meteorologista, a temperatura máxima em BH deve ficar em torno dos 30°C nos próximos dias.

Recomendações

De acordo com a Defesa Civil, entre 13h22 e 13h27 de hoje, a região do Barreiro já registrou chuva fraca, de 0,1 a 1 mm.

O órgão listou recomendações para que a população de BH fique segura durante a chuva. Confira:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!