Desempregado há 2 anos, jovem pede trabalho pelas ruas de BH: ‘Não temos o que comer’

O relato de Paulo César sensibilizou pessoas nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

Acordar de madrugada e pegar três conduções para passar o dia pedindo emprego no Centro de Belo Horizonte. Tem sido assim a rotina de um jovem de Ribeirão das Neves, na região metropolitana, que está desempregado há cerca de dois anos. Na última semana, Paulo Cesar da Silva resolveu ir às ruas carregando uma placa, na esperança de conseguir uma oportunidade de trabalho.

Uma foto do jovem de 25 anos pedindo emprego na rua circula nas redes sociais e sensibilizou os internautas. “Olá, preciso de um emprego. Em nossa casa já não temos o que comer”, diz o cartaz feito por Paulo. A mensagem ainda informa a experiência profissional do jovem e um número de contato.

A página Beyonce Destruidora publicou a imagem no Instagram, com o responsável pedindo para que usuários da rede compartilhem.

Em conversa com o BHAZ, Paulo conta que a ideia de fazer a placa veio depois que ele viu o sobrinho ficar com fome dentro de casa. “Temos dívidas. É difícil ver a despensa vazia. O filho do meu irmão pedir e não ter o que comer”, diz. Paulo divide a casa com o irmão e o sobrinho.

(Reprodução/Redes sociais)

“Nos últimos dois anos eu estava fazendo só bico, sobrevivendo do jeito que dava. Vendendo bala no sinal. Só que chegou uma hora que não deu mais. Eu estava com uma sensação de fracasso muito grande”.

Já no Centro da cidade, o jovem ficava com a placa em alguns semáforos durante horas. “Eu ficava até o tempo que eu aguentasse, a rejeição das pessoas é muita. Não é fácil”, relata.

‘Minha vida vai melhorar’

Depois de alguns dias fazendo o trajeto entre Neves e BH, Paulo conta feliz que a empreitada está rendendo resultados. “Umas pessoas me ligaram e vão me disponibilizar uma moto para trabalhar. Minha vida já vai melhorar agora”, afirma o jovem.

Com a moto, Paulo conta que planeja fazer corridas em aplicativos e também trabalhar como entregador: “estou muito feliz”.

Paulo ainda conta que já trabalhou como balconista, garçom, servente de obras, flanelinha e carregador de mudanças. Agora, ele reforça que continua aberto à novas oportunidades. Quem desejar entrar em contato com ele, pode ligar no número (31) 99103-7233.

Edição: Roberth Costa
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!