Discussão no WhatsApp rende R$ 2 mil de indenização: ‘ideia de girico’

Reprodução/WatsApp

Uma discussão em um grupo criado no WhatsApp fez com que uma mulher fosse condenada a indenizar um colega em R$ 2 mil. A decisão foi assinada pela juíza Lucélia Alves Caetano Marçal, da 2ª Unidade Jurisdicional dos Juizados Especiais da Comarca de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Publicada nesta quarta-feira (24), a sentença diz respeito ao fato de a mulher ter proferido expressões consideradas ofensivas no grupo formado por 24 ex-alunos de um curso de História. “Ideia de girico”, “advogado de porta de cadeia” e “advogado de meia tigela” foram algumas das palavras usadas por ela.

O autor da ação gravou toda a conversa no aplicativo e entrou com o processo. Para a juíza responsável pelo caso, “não restam dúvidas da ofensividade, o que de certo causaram enormes constrangimento e indignação à parte autora, atingindo a sua esfera moral”. Por ser de primeira instância, a condenada ainda pode recorrer da decisão.

“Eu fui desrespeitado por essa colega de grupo que fez ofensas diretamente a mim e a minha profissão. Isso tomou uma proporção muito grande. Diante do contexto, eu tentei amenizar via grupo, mas não foi possível. Por isso entrei com o processo”, disse o autor da ação ao G1.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!