Dois pacientes graves morrem após incêndio na Santa Casa em Belo Horizonte

Santa Casa pega fogo
Trânsito ainda está bloqueado no entorno da Santa Casa, em BH (Maira Monteiro/BHAZ)

Dois pacientes morreram após o incêndio que atingiu a Santa Casa de Belo Horizonte, na região Centro-Sul da capital, na noite dessa segunda-feira (27). Segundo o Corpo de Bombeiros, as mortes não foram decorrentes de queimaduras, asfixia ou algum ferimento direto causado pelo fogo. As vítimas eram enfermos, em estado grave, do CTI (Centro de Terapia Intensiva) e não teriam resistido à transferência. Os corpos foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) e a perícia deve indicar a causa das mortes.

“Nenhuma pessoa que, por uma questão de queimadura, por inalação de fumaça ou por outro produto da combustão, tenha se transformado em óbito”, explica o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.

“Alguns óbitos já confirmados de vítimas que, pelo fato de o 10º andar ser de CTI, existiam várias vítimas graves, e algumas dessas vítimas vieram a óbito nesse momento da transferência”, completou o tenente.

Segundo a Santa Casa, no momento do início do incêndio, o local tinha 931 pacientes internados. Os que se encontravam no 10º e 9º andares foram removidos.

A Santa Casa ainda informa que os pacientes foram remanejados e submetidos a uma avaliação pelo corpo assistencial. A área onde ocorreu o incêndio encontra-se interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil e as demais áreas voltaram ao seu funcionamento regular.

“A Santa Casa BH agradece o trabalho realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ressalta, ainda, o trabalho e a disposição dos funcionários e brigadistas da instituição”, disse a instituição por meio de nota.

O incêndio

Socorristas do Corpo de Bombeiros atuaram, na noite dessa segunda-feira (27), para conter um incêndio no 10º andar do hospital Santa Casa, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O fogo se alastrou rapidamente e pacientes precisaram ser evacuados do hospital.

Ainda de acordo com os bombeiros, o incêndio teria começado na saída de oxigênio do 10º andar. Pelo menos 10 unidades do Corpo de Bombeiros trabalham na ocorrência, além de policiais militares e equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Integrantes do Bope (Batalhão de Operações Especiais) também atuam no local para conter o “pânico” provocado pelo incêndio.

O trânsito no entorno da Santa Casa foi bloqueado e as autoridades pediram a motoristas para evitar a região. Por volta das 21h08, os bombeiros informaram que o incêndio havia sido controlado e já estava em fase de rescaldo. Já por volta das 21h38, a corporação informou que realizava vistorias na unidade para o retorno dos pacientes que precisaram deixar o local.

Alguns dos pacientes foram transferidos para o hospital São Lucas, que fica nas proximidades, e faz parte do mesmo grupo da Santa Casa. Uma profissional de saúde, que atuava no atendimento aos pacientes, passou mal e precisou ser socorrida enquanto auxiliava no socorro aos pacientes.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!