Garotinha de Sabará ganha Miss Brasil Kids: ‘A beleza está na diversidade’

baby miss kids
Nesse Dia das Crianças, a pequena Duda Barbosa ganhou o concurso Baby Miss Brasil Kids e agora vai representar o Brasil no Miss Universo (Arquivo pessoal)

A mais nova Baby Miss Brasil Kids é de Minas! Nessa quarta-feira (12), Dia das Crianças, a pequena Duda Barbosa, de 4 anos, ganhou o concurso de beleza mirim e agora vai representar o Brasil no Miss Universo Kids, a ser realizado em 2024, na Colômbia.

A menina, natural de Sabará, ainda foi homenageada pela Câmara Municipal da cidade com o título de cidadã honorária. Ao BHAZ, a mãe dela, Adriana Barbosa, disse que nunca imaginou que a filha pudesse chegar tão longe.

“Eu acho que esse é resultado de todo trabalho, todo esforço, toda a dedicação. É um mérito muito grande a Duda mostrar a beleza afro, a beleza negra latina, saindo daqui de Minas e indo para nível internacional. Acho que é um exemplo de representatividade”, comemorou.

Busca por patrocínio

Embora o Miss Universo seja só em 2024, a família já está se preparando para o novo desafio. Adriana conta que tem procurado por apoio financeiro para que a filha consiga trazer mais essa conquista para Minas Gerais.

“Agora a gente tá em busca de patrocínio, trabalhos, ajuda. Como é um concurso com grau elevado, fora do país, temos que arcar com a viagem, ela vai precisar de traje de gala, de banho e típico. No concurso, ela ainda vai realizar prova de talento, então temos muita preparação até lá”, disse.

Apesar de o título de Baby Miss Brasil Kids ser uma grande conquista pessoal, Adriana reforça a importância dele para todo um coletivo de pessoas. Para a mãe, o maior presente que a filha recebeu é a oportunidade de mostrar a outras crianças o poder que elas têm.

“A Duda não venceu porque ela é uma crespa. Ela venceu porque é maravilhosa! A beleza está na diversidade. Já recebi várias mensagens de mães agradecendo, falando que a Duda é uma inspiração para elas como pessoa, já que quando crianças sofreram muito e não se viam representadas”, diz, emocionada.

‘As princesas podiam arrumar o cabelo igual o meu’

O primeiro concurso de miss que Duda participou foi um sucesso. Na inscrição, a família precisou enviar vídeos da garotinha desfilando, além de fotos dela posando das mais variadas formas. Semanas depois, a tão sonhada faixa chegou em Sabará.

“Como a gente não tinha condições, fiz tudo amador. Não imaginava que ela seria selecionada. Quando veio a notícia que, das candidatas de Minas, ela foi a que mais se destacou, foi uma alegria só”, disse a mãe quando a criança foi eleita Miss Minas Gerais.

Quando a participação da pequena no concurso foi divulgada, muitas pessoas disseram que ela não tinha o “perfil” adequado para entrar nesse universo. A pequena chegou, até mesmo, a ser alvo de comentários racistas nas redes sociais. Duda, por sua vez, “calou a boca” de cada um dos críticos enquanto criava o seu próprio conto de fadas.

“Um dia, vendo outra princesa, ela me disse: ‘Mamãe, essa princesa podia arrumar o cabelo igual o meu pra ela ficar bonita igual a mim’. Ali entendi que a minha missão estava sendo cumprida. Ela não queria mais uma referência, ela se tornou a referência”, comemorou.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!