Eleições municipais alteram composição da Assembleia Legislativa; confira quem assume vagas abertas

Guilherme Bergamini/ALMG

As eleições municipais tiveram impacto direto na composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Dois deputados estaduais — Wander Borges e Deiró Marra, do PSB — foram eleitos no primeiro turno do pleito municipal e darão lugar a suplentes no início da próxima Legislatura, em 1° de fevereiro. João Leite (PSDB) e Paulo Lamac (Rede) aguardam a decisão no segundo turno das eleições para saber se terão de deixar o Legislativo mineiro.

Eleito prefeito de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, com 55% dos votos válidos, o deputado Wander Borges (PSB), que cumpre o terceiro mandato na Casa, dará lugar ao suplente Coronel Piccinini , do mesmo partido. O ocupante da vaga é oficial reformado da Polícia Militar e atualmente ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Belo Horizonte — foi eleito vereador em 2012.

Já no lugar de Deiró Marra (PSB), vencedor das eleições em Patrocínio, no Alto Paranaíba (eleito prefeito com 49% dos votos válidos), entra o suplente Gustavo Santana (PR). Marra deixa o Legislativo após três mandatos. O ocupante da vaga, Gustavo Santana, é empresário em Belo Horizonte e tem vínculo familiar com o poder público, já que seu irmão, Bernardo Santana, foi secretário de Estado de Defesa Social no governo de Fernando Pimentel (PT), e seu pai, José Santana, já exerceu cargos de deputado estadual e federal.

Novas alterações

O segundo turno das eleições municipais em Belo Horizonte reserva possíveis novas alterações na atual composição da ALMG. Caso João Leite (PSDB) seja eleito prefeito da capital mineira, ele deixa a Casa após 22 anos ocupando o cargo de deputado estadual e dará lugar ao tucano Zé Maia, também veterano do Legislativo mineiro, já que exerceu quatro mandatos na Casa, entre 2003 e 2011.

Por outro lado, caso o vencedor do segundo turno em Belo Horizonte seja o candidato Alexandre Kalil (PHS), que tem como vice o deputado estadual Paulo Lamac (Rede), quem ocupa a vaga aberta na ALMG é João Alberto (PMDB). Ele reassume, contudo, a vaga deixada em maio deste ano.

Outras candidaturas

Ainda em Belo Horizonte, outros dois parlamentares participaram da corrida eleitoral. O deputado Sargento Rodrigues (PDT), que disputou a prefeitura, teve 2,88% dos votos válidos. O deputado Vanderlei Miranda (PMDB) foi candidato a vice-prefeito na chapa de Rodrigo Pacheco, do mesmo partido, que obteve 10,02% dos votos.

No interior, o deputado Antônio Lerin (PSB) ficou em segundo lugar no pleito de Uberaba, no Triângulo Mineiro, tendo recebido 25,72% dos votos. Em Juiz de Fora, o deputado Noraldino Júnior (PSC) teve 17,72% dos votos, enquanto Lafayette de Andrada (PDS) foi escolhido por 2,35% dos eleitores.

Em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, o deputado Ivair Nogueira (PMDB) teve 15,44% dos votos e, em Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce, o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) acumulou 22,15% dos votos válidos.

Como não foram eleitos nas eleições municipais, esses parlamentares continuam na composição atual da ALMG.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!