‘Música Sem Idade’: Encontro musical conecta crianças e idosos em república de BH

encontro idosos bh
Uma república de idosas do bairro Santa Tereza, na região Leste de BH, foi palco de um verdadeiro encontro de gerações nessa quinta-feira (Arquivo pessoal)

Uma república de idosas do bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, foi palco de um verdadeiro encontro de gerações nessa quinta-feira (18). Com direito a cantoria, brincadeiras e muita alegria, o evento “Música Sem Idade” reuniu moradoras dos lares Santa Tereza e Santa Terezinha e Nossa Senhora da Abadia com crianças da Emei Paraíso em uma manhã divertida.

Ao BHAZ, a cuidadora de idosos Ariana Mara explica que a iniciativa contou com o apoio da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) para se concretizar. “Foi um projeto muito legal que contou com muitas músicas da época dos idosos. Elas se sentiram muito felizes, empenhadas nas atividades”, comemora ela, que já trabalha há cinco anos no lar Nossa Senhora da Abadia.

O projeto Música Sem Idade é comandado pela cantora Daniella Borges, de BH, e tem a proposta de levar bem-estar e momentos de descontração a pessoas idosas a partir do contato com a música tocada ao vivo. A próxima parada da iniciativa é o Lar Frei Zacarias, no bairro Carlos Prates, região Noroeste da capital.

Tecnologia, artesanato e humor

Além do encontro musical, Ariana explica que o Lar de Idosas Nossa Senhora da Abadia, localizado no bairro Pompeia, na região Leste de BH, promove uma série de atividades semanais. Elas têm o objetivo de mostrar às idosas que ainda há muito a se aprender, ainda que elas estejam na melhor idade.

Toda quarta-feira, as moradoras do lar recebem a visita de um projeto de inclusão digital, para ensiná-las a utilizar as funções disponíveis em celulares e tablets, além de fazer pesquisas na internet e no YouTube. Às quitas, o Instituto HaHaHa leva alegria e “palhaçadas” ao lar de idosos.

Já nas sextas, uma voluntária ensina as idosas a fazerem peças de artesanato, atividade que elas adoram. “A gente faz de tudo para manter a casa de pé, atualmente temos só duas idosas, mas fazemos de tudo para que elas se sintam bem e aprendam coisas novas”, enfatiza Ariana.

Atualmente, o lar conta com a solidariedade para se manter de pé. Quem puder colaborar com a iniciativa, é convidado a fazer uma visita às idosas na rua Iara, nº 380 e levar alguns itens de higiene pessoal, como fraldas, papel higiênico e shampoo, além de sabão em pó e amaciante. Doações financeiras também podem ser feitas por meio da chave Pix (31) 9 96170621.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!