Armageddon? Entenda a névoa que tomou conta da Serra do Curral nesta segunda-feira

onda serra do curral
Os moradores de Belo Horizonte foram surpreendidos nesta segunda-feira (4) por uma imensa “onda” de névoa que cobriu a Serra do Curral (Will Fernandes/Divulgação)

Moradores de Belo Horizonte foram surpreendidos nesta segunda-feira (4) por uma imensa nuvem que encobriu a Serra do Curral. A névoa foi registrada de diferentes ângulos e, em alguns deles, se assemelha às “ondas gigantes” representadas em filmes de catástrofe, como o inesquecível Armageddon, lançado em 1998.

Pelas redes sociais, o ativista climático Felipe Gomes compartilhou alguns desses registros. Ele explica que o fenômeno é conhecido como “nevoeiro de montanha” ou “névoa de montanha”.

“Ele ocorre quando o ar úmido e as nuvens se deslocam para áreas montanhosas, esfriam e condensam, formando uma camada de névoa que pode envolver as montanhas, muitas vezes reduzindo a visibilidade. É um fenômeno atmosférico comum em regiões montanhosas e pode criar paisagens impressionantes”, disse ele.

Em conversa com o BHAZ, a meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Anete Fernandes, explica que esse tipo de fenômeno é típico do inverno.

“Normalmente, quando você tem a junção de um ar úmido, essa nuvem tende a subir, a projetar e provocar chuva e trovoadas. Quando ela está mais baixa assim é uma característica desse tempo estável que estamos vivendo”, disse.

Ainda segundo a especialista, a névoa ganhou esse formato diferente justamente devido a topografia da Serra do Curral. Dessa forma, é como se a montanha tivesse sido coberta por um enorme “véu”.

“Você tem o ar úmido chegando em uma região de encosta, esse ar ascende e favorece a formação da nuvem. Ela está bem ‘grudada’ a serra, ela está chegando até a superfície. Se você caminhar ali em baixo vai perceber uma condição de nevoeiro intenso”, explica Anete.

Arreda pra Cá

Nesta semana, o podcast do BHAZ recebe um convidado de peso! Fenômeno das redes sociais, o mineiro Isaías, de Sete Lagoas, viu o número de seguidores explodir durante a pandemia. Com vídeos de humor na melhor pegada caseira, ele conquistou o sucesso nas redes sociais e já acumula produções no cinema e planos para o teatro e televisão.

Sabe aquela indireta que você quer muito mandar, mas não sabe bem como? É esse o tipo de conteúdo que levou Isaías a somar mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais. Criador da icônica Rayane, inspirada em uma menina debochada do interior, ele está no Arreda pra Cá desta semana e conta tudo sobre os personagens, a infância no interior de Minas Gerais, fofocas e planos para o futuro.

O episódio vai ao ar nesta terça-feira (5), às 17h, no YouTube e no Spotify. E para conferir tudo sobre o podcast e assistir os bate-papos com quem já passou pelo Arreda pra Cá, é só clicar aqui.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!