Espaço Corre Cutia: infância com liberdade e criatividade

Da Livraria Corre Cutia nasce neste ano um novo lugar: o Espaço Corre Cutia. Um local voltado para as crianças e para uma infância rica em criatividade, experiências e arte.

O novo espaço recém inaugurado conta, além da livraria que já faz parte do Corre Cutia, com uma gama diversificada de aulas, horários de contraturno escolar, jardim e espaços ao ar livre, e atividades para mães e bebês.

Para conhecer melhor o espaço e ficar por dentro das propostas, conversei com umas das sócias do Corre Cutia, Cristina Melgaço e com a coordenadora pedagógica, Carolina Horta.

Como surgiu a ideia do Corre Cutia?

O Espaço Corre Cutia já era um projeto antigo em nossas cabeças. Ao longo dos anos em que estivemos com a livraria, tivemos contato com muitos pais e crianças de diferentes escolas da cidade. Começamos a perceber que a brincadeira livre, espontânea e característica da infância não tinha muito lugar na vida das crianças e que, tanto elas, quanto os pais, no fundo, desejavam isso. As atividades extraescolares que elas participavam eram sempre muito direcionadas e com objetivos específicos: aprender música, aprender a nadar, aprender inglês… E quando não estavam realizando essas atividades, ficavam em casa, entretidas por telas (televisão, tablet, etc.). Foi pensando na importância de uma infância rica em todos os sentidos, da alimentação às relações com os outros e com o mundo, que criamos esse espaço tão especial.

01

Quais atividades vocês oferecem no espaço para as crianças e suas famílias?

Além de poderem brincar com liberdade e espontaneidade junto com outras crianças, elas tem contato com a natureza e com outras linguagens não tão valorizadas pelos espaços educacionais, como a música, o circo, a capoeira, as artes plásticas, a culinária, a jardinagem, dentre outras. Mas o nosso objetivo com essas aulas especializadas é dar oportunidade à criança para ela interagir com os elementos oferecidos sem uma preocupação com a técnica e com o produto final, pois o mais importante pra gente é que ela seja protagonista de todo o processo. Ou seja, que ela compartilhe os conhecimentos que já possui e, de forma ativa, experimente, invente e crie com liberdade.

1- Brincadeiras tradicionais, como pular corda, balançar, jogar queimada, brincar de roda, construir castelos de areia, pisar e rolar na grama, subir em árvores, comer frutas do pé, descobrir os bichinhos que moram no quintal, tomar banho de mangueira no verão, brincar de faz de conta, de casinha e na terra fazem parte do nosso dia a dia. Também temos uma sala com diferentes tipos de jogos coletivos para as crianças mais velhas, que já estão interessadas em outras vivências.

02.

2- As crianças que frequentam o espaço durante a semana ainda compartilham, depois de gastar muita energia, um lanche saudável e bem gostoso, que é todo preparado dentro do nosso espaço, com alimentos bem fresquinhos: frutas, sucos naturais, bolos e pães feitos aqui mesmo. Evitamos ao máximo alimentos industrializados.

3- Para bebês e suas mães oferecemos aula de música, Yoga, Dança Materna e Artes Plásticas, que para essa idade nada mais são do que experimentações e explorações sensoriais e motoras, tão fundamentais para um desenvolvimento saudável.

4- Nos finais de semana realizamos alguns eventos abertos para as crianças e suas famílias, como piqueniques, contações de histórias, apresentações culturais e brincadeiras diversas!

Qual a importância das atividades lúdicas para a formação das crianças fora do horário da escola?

A ludicidade faz parte da criança e do seu universo e nós acreditamos que fomentar essa ludicidade é essencial para o desenvolvimento criativo, imaginativo e simbólico de todas elas. O mundo contemporâneo, e a grande maioria das escolas, tende a valorizar aspectos mais cognitivos e o desenvolvimento intelectual, mas precisamos estar atentos a isso, pois a formação humana é bem mais ampla e depende bastante das relações que são estabelecidas na infância e nos grupos, do contato com elementos da nossa cultura (e isso é importantíssimo para a construção da identidade da criança), da possibilidade de experimentar, criar e fantasiar.

Como é o espaço novo do Corre Cutia?

Em uma casa deliciosa no bairro Cidade Jardim, cujo terreno possui 1000m2. Temos um grande quintal, horta, árvores frutíferas e salas amplas e preparadas para todos os tipos de brincadeiras e atividades. Um espaço vivo e arejado para a vivência da infância em sua forma mais genuína: pés descalços, sujeira das brincadeiras na terra e na areia, contato com a natureza e muita, muita brincadeira coletiva!

03.

Fique por dentro da programação do Espaço Corre Cutia: acesse aqui.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!