Filas quilométricas, incerteza e desinformação: a espera da gasolina em BH

Fotos: Henrique Coelho + Vitor Fernandes

Uma tarde diferente na capital mineira. Carros parados nas laterais de ruas e avenidas mostravam o cenário da possível chegada da gasolina aos postos de Belo Horizonte. As pessoas começaram a formar filas perto dos locais, depois de informações que 50 postos de combustível seriam abastecidos ainda nesta segunda-feira (28).

Na rua Uruguai, no bairro Sion, uma fila começou a se formar logo no horário do almoço. A fila seguia pela rua e virava para a avenida Nossa Senhora do Carmo em uma sequência com centenas de veículos. De acordo com o posto, um caminhão com 20 mil litros de gasolina comum era esperado no local. O preço e a forma como seria vendido ninguém soube informar.

A reportagem do Bhaz chegou ao posto às 15h30. O primeiro da fila, o engenheiro civil Virgílio Resende, disse que chegou ao local por um acaso. “Na verdade eu parei aqui perto do posto para ver um vídeo no celular. Aí comecei a ver um movimento de pessoas parando atrás de mim. Aí perguntei para uma pessoa e ela me disse que viria um caminhão com gasolina para cá. Isso foi 11h30 da manhã, aí estou aqui esperando”, conta.

Andando pela fila, o comentário das pessoas era que iriam esperar o combustível chegar, não importa o quando demore. A decoradora Gerusa de Castro conta que trabalha perto do posto e, quando viu a movimentação, foi logo para a fila. “A esperança é que chegue logo. Vou ficar até conseguir abastecer. O pessoal criou um sistema de senhas, sou a número 38”, comenta.

Andamos, andamos e andamos. Uma fila que parecia não ter fim. Em certos momentos, a fila se dividia e entrava em ruas que davam acesso ao bairro. Pequenos tumultos começaram a ser formados, pois a fila, em alguns pontos, interrompia o trânsito. A Polícia Militar precisou intervir para que não houvesse maiores problemas.

Algumas pessoas pareciam não saber bem o motivo de estarem ali. “Meu tanque está quase cheio, devo ir lá para colocar uns cinco ou seis litros. Sei lá o que pode acontecer nos próximos dias, melhor me prevenir”, conta.

Corrupção. Esta foi a palavra mais falada durante a tarde desta segunda-feira. As pessoas apoiam os caminhoneiros e culpam a classe política pelo caos que o Brasil tem passado nesses últimos dias.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!