Faculdade de BH oferece tratamento ortodôntico gratuito para crianças de 3 a 10 anos; inscrições abertas

tratamento ortodôntico
Pessoas de 3 a 10 anos serão selecionadas para a triagem (Imagem ilustrativa: Banco de Imagens/Envato)

A Faculdade Arnaldo Janssen tem inscrições abertas para triagem de crianças que precisam de tratamento ortodôntico. A medida gratuita é direcionada aos pequenos de 3 a 10 anos, que poderão ser encaminhados a novos tratamentos ou cirurgias após um diagnóstico.

Haverá duas triagens: a primeira acontece nesta quarta-feira (30) e, a segunda, no dia 8 de abril. Interessados em participar ainda no mês de março devem se inscrever até hoje (29), enquanto aqueles que não conseguirem têm até o próximo dia 7 para manifestar interesse.

As crianças selecionadas serão acompanhadas por profissionais especialistas em ortodontia, ortopedia funcional dos maxilares e/ou odontopediatria durante a iniciativa, que consiste em uma mini-residência do curso de pós-graduação da Arnaldo. Com a medida, os responsáveis podem identificar qual tratamento adotar para melhorar a saúde bucal das crianças.

Como funciona?

O primeiro momento, de triagem, é completamente gratuito. Nessa etapa, as crianças passarão por atendimento para compreender de que tratamento precisam. A partir disso, serão selecionadas e tratadas pelos integrantes do curso de pós-graduação, dentistas formados e especialistas.

Já essa fase de tratamento – que pode exigir procedimentos mais rebuscados, como o uso de aparelho e correção de mordida – será subsidiada pela Faculdade Arnaldo. Isto é, os responsáveis pagarão por valores mais baixos do que é encontrado nos consultórios.

Inscrições

Como saber se há necessidade de inscrever uma criança na triagem? Bem, além dos pequenos que já possuem algum histórico de tratamento dentário, outros sinais devem ser levados em conta. Confira os principais abaixo:

  • Dentes tortos ou desalinhados;
  • Lábios entreabertos;
  • Respiração pela boca;
  • Postura de língua alterada;
  • Língua presa;
  • Mordida cruzada;
  • Mordida aberta.

As triagens ocorrerão nos dias 30 de março e no próximo dia 7, por meio do telefone (31) 99529-1180. Interessados em participar da seleção desta quarta-feira (30), contudo, têm somente até hoje (29) para contatar a Faculdade.

Caso haja necessidade de cirurgias, os pacientes serão encaminhados para novos especialistas. Vale dizer que a iniciativa ocorre mensalmente, então interessados devem ficar de olho em novas datas.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!