Família denuncia negligência contra idoso em hospital de Betim

Jovem baleado depois de ficar escondido na casa da namorada foi socorrido para o Hospital de Betim (Prefeitura de Betim/Divulgação)

Familiares de um idoso internado no Hospital Público Regional de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, denunciam negligência por parte da equipe médica responsável pelo tratamento dele. Ao BHAZ, a irmã de Carlos Roberto Dias conta que se formou um ferimento grave nas costas do idoso e que não está sendo devidamente cuidado.

Segundo ela, que preferiu não se identificar, o irmão deu entrada no hospital no dia 7 de abril com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Dois dias depois, a família foi informada de que ele entraria em coma, já que uma veia da cabeça teria estourado.

“Foi se passando o tempo, ele deu uma acordada, mas ainda não fala. Ele abre o olho, tenta mexer a boca. Ele então foi transferido para o quarto. Em alguns dias começamos a sentir um mal cheiro no leito. Reclamamos e nada. Um dia que minha irmã foi embora, um cirurgião foi no quarto e arrancou as peles de um machucado que se formou nas costas dele”, conta ela.

Segundo a irmã, o machucado é uma úlcera que acabou se tornando uma “cratera” que necessita de cuidados diários. Contudo, ela reclama que os enfermeiros não fazem a devida limpeza do ferimento, nem troca de curativos.

“Eles também não estão trocando a fralda dele e nem o lençol. Domingo (21) estive lá e fiquei em cima para trocarem. Com muita dificuldade trocaram dele e pediram para eu sair do quarto. Mas lá está com cheiro de carniça, é coisa que você sente de longe. Quando questionamos, eles dizem que é normal, mas ele não chegou com isso no hospital”, disse ela.

Hospital se pronuncia

Após muitas reclamações dos familiares, o idoso foi transferido para um quarto mais isolado. A irmã disse estar receosa de fazer mais queixas, já que não sabe ao certo o tratamento que é dado ao irmão quando eles não estão por lá.

“Eles querem dar alta para o meu irmão com essa cratera nas costas sem tratar. Falaram que ele precisava fazer uma aspiração para sugar o catarro do pulmão, mas estamos preocupados. Nem contam pra gente, é uma enfermeira do hospital que mora aqui no bairro que conta para o pessoal da igreja, então ficamos sabendo pela boca dos outros”, acrescenta.

A família realizou uma denúncia na administração do próprio hospital e também no Estatuto do Idoso, mas ainda não obteve retorno. Em nota enviada ao BHAZ, o Hospital Público Regional de Betim disse que “todos os protocolos de cuidado estão sendo adotados e o paciente está recebendo a devida assistência das equipes médica e de enfermagem” (leia na íntegra abaixo).

Nota do hospital na íntegra

O Hospital Público Regional de Betim (HPRB) não repassa informações para a imprensa sobre o estado de saúde de pacientes em razão de sigilo médico, conforme art. 88 do Código de Ética Médica. O boletim médico é informado ao próprio paciente ou, em caso deste não apresentar nível de consciência adequado, é apresentado ao familiar responsável presencialmente, durante o horário de visitas.

A prefeitura esclarece que todos os pacientes atendidos no HPRB recebem o devido tratamento que o quadro de saúde requer, prestando todos os cuidados necessários. 

Em relação ao paciente C.R.D. todos os protocolos de cuidado estão sendo adotados e o paciente está recebendo a devida assistência das equipes médica e de enfermagem. A diretoria do HPRB está ciente do caso e entrará em contato com a família para esclarecer dúvidas sobre o estado de saúde e o tratamento adotado.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!