[Farsa ou Fato] Viaduto na Cristiano Machado, próximo ao Minas Shopping, tem risco de ruir?

Reprodução/Facebook

Chamou atenção dos belo-horizontinos uma imagem que voltou a viralizar no Facebook, ao longo da semana, registrando uma suposta rachadura no viaduto Henriqueta Lisboa, localizado na avenida Cristiano Machado, próximo ao Minas Shopping, na região Nordeste da capital.

Junto à fotografia, focando a lateral da estrutura onde aparece a trinca, um alerta sugere aos motoristas que evitem a região devido ao risco de desabamento.

“Não passem de jeito nenhum pelo viaduto que liga a Av. Bernardo Vasconcelos ao Extra/Minas Shopping!!! Ele está com uma rachadura enorme na estrutura, alto risco de queda! Isso é muito sério”, diz um trecho da publicação.

A imagem, originalmente publicada no Facebook em 2014, remete ao trauma causado na população de Belo Horizonte naquele ano, quando ocorreu a queda do elevado Batalha dos Guararapes, na avenida Pedro I, na região de Venda Nova. Duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas no acidente.

Ainda assim, para não deixar ninguém com a “pulga atrás da orelha”, o Bhaz apurou, junto ao órgão responsável pela estrutura, o DEER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), se há real risco de queda em razão da trica.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (11), o órgão informou que a suposta rachadura apontada na publicação, na verdade, se trata de uma junta de dilatação — recurso de engenharia utilizado para permitir movimentação da estrutura, justamente para eliminar possibilidade de desabamento. Ainda segundo o DEER-MG, foi realizada uma vistoria no local, na qual foi confirmada integridade da estrutura (veja nota na íntegra abaixo).

A Defesa Civil de BH também se manifestou através do Facebook.

Portanto, conforme apuração junto ao órgão competente, trata-se de uma FARSA a rachadura flagrada na imagem e o viaduto não está comprometido — além de o “alarme falso” ser antigo.

Confira a integra do texto divulgado pelo DEER:

“O DEER/MG – Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais – realizou vistoria no viaduto Henriqueta Lisboa, localizado na região Nordeste de Belo Horizonte, e descarta qualquer instabilidade no mesmo. O que aos olhos do público leigo vem sendo classificado como trinca e divulgado, sobretudo pelas redes sociais, não passa de JUNTA DE DILATAÇÃO, normalmente utilizada em obras deste porte, cujo objetivo é permitir a livre movimentação das estruturas, principalmente quanto aos esforços decorrentes da variação de temperatura, retração, fluência e protensão.

Neste viaduto em particular, esta junta foi posicionada estrategicamente onde se dá a transição de um viaduto (que vem da av. Bernardo Vasconcelos) para duas alças independentes que se bifurcam (uma para a av. Cristiano Machado e outra para o Minas Shopping).

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!