Etna anuncia fechamento de unidade em BH: ‘Uma das mais prejudicadas’

loja etna raja
Unidade de BH foi uma das mais afetadas em todo o país (Reprodução/Streetview)

A Etna, loja de móveis e decoração, anunciou que vai fechar a unidade que fica na avenida Raja Gabáglia, na região Oeste da capital. Em nota enviada ao BHAZ (leia na íntegra abaixo), a assessoria de imprensa da rede confirma a decisão e explica que, por ter ficado muito tempo sem funcionar diante da pandemia de Covid-19, a unidade foi uma das mais prejudicadas. O fechamento, no caso da Etna, será temporário, mas este não é um caso isolado, conforme pontua a CDL-BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte).

“Com a pandemia de Covid-19, a unidade da capital mineira foi uma das mais prejudicadas no cenário nacional, a loja ficou fechada por cerca de seis meses”, diz a nota. No comunicado, a loja explica ainda que a decisão é temporária, “até que um novo espaço esteja pronto”, e foi tomada pensando no “ganho de eficiência” da rede. Os serviços na loja online continuam normalmente, atendendo inclusive as demandas da capital.

‘Maior quarentena do mundo’

O fechamento da unidade da Raja Gabáglia não é uma exceção no comércio de Belo Horizonte. Os impactos da pandemia no comércio por enquanto são imensuráveis, mas a preocupação se agrava ainda mais graças ao período que ficou conhecido como “a quarentena mais longa do mundo”.

Lidiane Tostes, superintendente da CDL-BH, pontua que os impactos já são muito evidentes: “Nada antes aconteceu como isso. Foram mais de 150 dias de comércio praticamente fechado, nós aqui em BH tivemos a maior quarentena do mundo e isso impactou muito as empresas, [causou] o fechamento de várias empresas tradicionais, o que é uma tristeza muito grande…”, disse em conversa com o BHAZ.

Essa realidade, apesar de recente, já é refletida nos números. Um levantamento feito pela CDL mostra que, em comparação com o ano passado, o comércio já apresentou uma queda de quase 10% nas vendas, o que rompe com a tendência de crescimento que era observada nos últimos anos. Entre os setores mais prejudicados, estão os de vestuário e calçados, papelaria e livraria, veículos e peças e informática.

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Quase todos os setores registraram quedas bruscas nas vendas em relação ao ano passado (Divulgação/CDL-BH)

Para o presidente em exercício da CDL/BH, José Angelo de Melo, os impactos podem ser ainda mais negativos caso a pandemia dure mais tempo: “Apesar de todos os esforços do setor, o comércio vem amargando grandes prejuízos causados pela pandemia. A CDL/BH se esforça diariamente para ajudar o lojista a enfrentar essa crise e ter menos impacto, mas sabemos que não depende somente de nós. Esse esforço precisa ser de todos. Por isso, a necessidade de conscientização da população, dos lojistas e dos seus funcionários em seguir todas as normas de higienização. Só assim conseguiremos manter o comércio aberto e tentar amenizar os prejuízos”.

Reparação de danos

Para tentar contornar a situação e evitar que o fechamento das portas no comércio da capital continue em uma crescente, a entidade lançou, em abril, o programa “É pra já”, que busca dar suporte para os comerciantes mais afetados. “A gente faz consultorias gratuitas em várias áreas da empresa, montagem de site, criação de lojas virtuais, assessoria trabalhista e contábil”, explica Lidiane. O modelo surgiu justamente de uma pesquisa para entender quais eram as necessidades do setor: “A gente estruturou esse programa voltado pra redução de custo e aumento de receita”.

O programa já atendeu quase duas mil lojas e agora, com quase toda a cidade de volta à rotina, já entrou em uma segunda fase de ação. “O que a gente está fazendo agora é uma remodelagem pra entender, agora que a maioria das empresas já está funcionando, qual é a real necessidade desse momento. Porque é preciso entender a necessidade, estruturar e dá esse apoio. A gente está se desdobrando pra dar a mão e ajudar esse comerciantes”, afirma a superintendente da CDL-BH.

Entre as ações do programa, estão parcerias com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e com operadoras de telefonia para tentar reduzir as principais despesas dos lojistas, conforme explica Lidiane. “A gente está fazendo um trabalho intenso de parceria. Tem plano de saúde com um valor bem menor, testes de Covid-19 [mais baratos], certificado digital gratuito para os associados”. Para mais informações sobre o programa, basta acessar o site.

Nota da Etna na íntegra:

A empresa confirma o fechamento temporário da loja de Belo Horizonte, até que um novo espaço esteja pronto. Com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) a unidade da capital mineira foi uma das mais prejudicadas no cenário nacional, a loja ficou fechada por cerca de seis meses. Por esse motivo, a medida faz parte do processo constante de revisão de performance das lojas da rede, que tem concentrado seus esforços em ganho de eficiência. A rede segue à disposição de seus clientes na loja online www.etna.com.br entregando seus produtos para todo o Brasil.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

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