Federais prendem traficante solto por policiais suspeitos de corrupção em Minas

operação forseti
O suspeito responderá por tráfico de drogas e corrupção ativa (Polícia Federal/Divulgação)

A Polícia Federal prendeu na quinta (14) o último foragido da Operação Forseti, que desarticula um esquema de corrupção policial e tráfico de drogas em Minas Gerais. O suspeito foi localizado na regional Venda Nova, em Belo Horizonte.

Deflagrada em 28 de junho deste ano pela FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), a ação de combate ao crime é integrada pelas Polícias Civil, Militar, Penal Estadual e Penal Federal.

Na ocasião, o traficante foi preso em flagrante com 36 quilos de cocaína e deu dinheiro a policiais para que eles o soltasse e devolvessem a droga apreendida. Ele responderá por tráfico de drogas e corrupção ativa. Caso seja condenado, poderá cumprir até 32 anos de prisão, além de multa.

Entenda a operação policial

A Polícia Federal e a Corregedoria de Polícia Civil de Minas Gerais deflagraram, no último dia 28, uma operação para desarticular uma organização criminosa que praticava crimes de corrupção e tráfico de drogas.

As investigações apontaram que policiais da DEPATRI (Delegacia de Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas), da PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) receberam dinheiro para interromper o procedimento investigativo sobre um homem preso em de Ribeirão das Neves.

O suspeito em questão estava com 36 quilos de cocaína, localizados dentro de uma casa usada pelo grupo criminoso como uma espécie de “laboratório” para o armazenamento, preparo e corte de drogas.

Drogas foram encontradas em casa de luxo (Polícia Federal/Divulgação)

Conforme apurado, a negociação envolveu a soltura do homem e a devolução das drogas apreendidas. Os policiais ainda estariam envolvidos com outros esquemas de corrupção, de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro, nos quais há a utilização de pessoas, físicas e jurídicas, para ocultar os valores obtidos como produto dos crimes.

No final do mês de junho, foram cumpridos mandados expedidos pela 2ª Vara de Tóxicos, Organização Criminosas e Lavagem de Dinheiro de Minas Gerais, sendo nove de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão, seis afastamentos de policiais, bloqueio de valores em 23 contas bancárias de investigados e envolvidos, além do sequestro de 33 imóveis e de diversos veículos.

Os mandados estão sendo cumpridos em Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Ibirité, Sarzedo, Sete Lagoas e Juiz de Fora, com a participação de 104 policiais, sendo 76 da Polícia Federal e 28 da Polícia Civil.

Forseti

Conforme a Polícia Federal, o nome da operação “Forseti” está relacionado à figura mitológica nórdica caracterizada pela representação da justiça e do conhecimento interior.

“Os presos ficarão à disposição da justiça e responderão pelos crimes de tráfico de drogas, previsto art. 33 da Lei 11.343/06, corrupção ativa, previsto no art. 333 do Código Penal e Lavagem de dinheiro, previsto no art. 1º da Lei 9613/98 e, se condenados, poderão cumprir até 37 anos de reclusão além de multa”, diz nota divulgada pela corporação.

Com Polícia Federal

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!