Fhemig troca carne por ovo nas refeições de funcionários; situação está sendo regularizada

Arquivo pessoal + Amanda Dias/BHAZ

Funcionários dos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) foram surpreendidos no momento da refeição nessa quinta-feira (1). Ao abrir a marmita perceberam que no lugar da carne tinha sido enviado ovos para eles.

O fato foi causado devido aos atrasos no pagamento por parte da fundação para a empresa fornecedora das refeições. A situação está sendo resolvida e ao longo desta sexta-feira (2) o problema deve ser solucionado.

Em conversa com o BHAZ, Jair Bastos, um dos sócios da empresa Cook Empreendimentos em Alimentação Ltda., explicou que a medida precisou ser tomada, pois eles estavam há seis meses sem receber pagamento.

“Sabemos que a Fhemig está passando por um momento de dificuldade financeira assim como o Estado, porém foi preciso tirar a carne do cardápio pois não estávamos conseguindo honrar com os compromissos juntos aos fornecedores”, explicou.

Expectativa é de que a carne volte ao cardápio nesta sexta (Arquivo pessoal)

De janeiro a junho deste ano, a dívida da Fhemig com a empresa chegou aos R$ 9,5 milhões. “Eu tenho que pagar funcionários, recolher impostos e pagar fornecedores. Desse jeito está difícil sobreviver”.

Procurada pelo BHAZ, a Fhemig informou que a substituição da carne pelo ovo ocorreu somente nas refeições destinadas aos funcionários das seguintes unidades de saúde: Hospital João XXIII, Hospital Infantil João Paulo II, Hospital Maria Amélia Lins, Hospital Júlia Kubitschek e Hospital Alberto Cavalcanti.

Mesmo com a dificuldade financeira enfrentada, a Fhemig esclareceu que tem feito “todos os esforços, junto ao Tesouro Estadual” para regularizar os pagamentos ao fornecedor e normalizar a entrega das refeições nas unidades.

Carne voltará ao cardápio

Na noite de ontem, segundo Jair, um pagamento foi feito e isso fará com que a situação seja “equacionada” e que a carne volte ao cardápio. “Com o depósito feito nós já conversamos com o fornecedor e a carne retornará para as refeições. Creio que no almoço ainda vá ovos para alguns, mas na janta tudo estará controlado”.

O sócio da Cook comemora a solução do impasse que durou somente um dia. “Ainda bem que durou pouco, pois não temos nenhum prazer em fazer isso [troca da carne pelo ovo]. Estamos aliviados”, concluiu.

Em uma nova nota, a Fhemig informou que “o fornecimento das refeições nas unidades assistenciais, feito pela empresa Cook Empreendimentos em Alimentação Ltda, foi normalizado hoje (2/08/19), após a regularização do pagamento”.

Nota da Fhemig na íntegra:

“A direção da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais está imprimindo todos os esforços, junto ao Tesouro Estadual, para a regularização dos pagamentos ao fornecedor e consequente normalização no fornecimento das refeições nas unidades assistenciais da Fhemig, atendidas pela empresa Cook Empreendimentos em Alimentação Ltda (Hospital João XXIII, Hospital Infantil João Paulo II, Hospital Maria Amélia Lins, Hospital Júlia Kubitschek e Hospital Alberto Cavalcanti). Ressaltamos que a substituição no cardápio não atingiu pacientes.”

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!