Calor e chuva devem marcar fim de semana em BH; termômetros podem atingir 31ºC

Defesa Civil/Divulgação+Wilson Dias/Agência Brasil

A previsão do tempo para Belo Horizonte e região metropolitana indica que o forte calor sentido nos últimos dias deve dividir espaço com pancadas de chuva. Isso mesmo. Após uma semana com o registro de altas temperaturas, em diferentes partes de Minas, a capital também pode sentir um pouco de frescor na primavera. Mas não por muito tempo.

De acordo com o meteorologista Claudemir Félix, do Instituto Tempo Clima da PUC Minas, BH pode registrar precipitações ainda nesta sexta-feira (17). “As chances são grandes do registro de chuva na capital durante o final da tarde e decorrer da noite”, afirma. A temperatura mínima para hoje é de 17ºC, enquanto a máxima de 31ºC.

Mas, será no domingo (19) que as chuvas se intensificarão. Como o tempo ficará ensolarado e parcialmente nublado, o meteorologista explica que o calor será um fator que contribuirá para a chegada das chuvas. “Essas pancadas são características da primavera. E no domingo elas poderão ser acompanhadas de rajadas de vento, devido ao forte calor”, diz.

Segundo o meteorologista, a chuva pode amenizar o calor – mas não significa que as temperaturas vão ficar mais amenas.

Para o sábado (18), a mínima será de 18ºC e a máxima alcançará os 31ºC. A umidade relativa do ar ficará em 35% no período da tarde. Já no domingo, a mínima aumenta podendo chegar aos 20ºC e a máxima cai para 28ºC.

A previsão de chuva abrange a maioria das cidades de Minas Gerais devido à chegada de uma frente fria, conforme indica o mapa abaixo.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!